Linha Lyf tem produtos em plástico reciclado, aço produzido a partir de fontes de energia limpa e renovável e reciclagem de 100% dos resíduos de alumínio gerados na fabricação internamente
Investindo em matéria-prima reciclada e reciclável e no design inspirado na natureza, a Tramontina lança uma nova coleção de panelas, facas e talheres com assinatura sustentável. A Linha Lyf combina materiais ecológicos e ações de responsabilidade ambiental durante todo o processo produtivo, levando o compromisso histórico da marca com o meio ambiente a um novo patamar.
Alinhada ao desejo do consumidor contemporâneo, preocupado com a procedência de tudo o que entra na sua casa e com a pegada de carbono daquilo que consome, os produtos reúnem, ainda, beleza, durabilidade e qualidade. A coleção é composta por panelas de 16 e 18 cm, caçarola de 20 cm, frigideira 20 cm e frigideira reta 20 cm. Para completar, a linha ainda possui talheres (faca de mesa 4″, garfo de mesa, colher de mesa e colher para chá), faca para legumes e frutas 3″, faca para desossar 5″, faca para pão 7″, faca chef 8″ e um garfo trinchante. Todos os itens são vendidos individualmente.
Jogo de talheres Lyf (Divulgação/Tramontina)
A coleção projetada pela Design Único é inspirada nas formas orgânicas e assimétricas encontradas na natureza. “A folha, enquanto marco de renascimento, é o ponto de partida para o desenho dos acabamentos de panelas, facas e talheres, texturas e pictogramas. A leveza e o movimento estão presentes em cada detalhe”, salienta Elisa Tramontina, sócia-proprietária da Design Único. O elemento natural também pode ser encontrado no nome da coleção, uma releitura da palavra “leaf” – folha, em inglês.
Dos cabos de talheres e facas em plástico reutilizado ao alumínio e aço produzido de maneira mais ecológica a partir de fontes de energia limpa e renovável, todos os materiais utilizados e fornecedores foram cuidadosamente selecionados para reduzir o impacto ambiental durante a fabricação, além de oferecer ótima experiência durante o uso e reciclabilidade completa no pós-consumo. As panelas, talheres e facas são inteiramente recicláveis. No caso dos talheres e facas, os itens contém material reciclado, ou seja, feitos com plástico proveniente de processos de reutilização de resíduos.
“A Tramontina tem em sua essência o compromisso em contribuir com a preservação dos recursos naturais e com a qualidade de vida das pessoas. Compreendemos a importância de fazermos a nossa parte e de seguir investindo em soluções ambientalmente corretas de acordo com os Critérios ESG (em tradução livre, critérios ambientais, sociais e de governança)”, salienta Lizandra Marin, coordenadora do Comitê ESG da Tramontina.
Panela Linha Lyf (Divulgação/Tramontina)
No caso do alumínio, além de poder ser reciclado inúmeras vezes sem perder suas características, todo o resíduo gerado na fabricação dos produtos da Linha LYF é 100% reciclado internamente. Com isso, a Tramontina garante o retorno desses resíduos ao processo produtivo e evita a necessidade do seu transporte para recicladores externos.
As panelas, talheres e facas são feitos, ainda, com dois tipos de plástico mais inovadores e sustentáveis: PCR e Recyplast. O primeiro é fruto da reciclagem e impulsiona a economia circular, pois retira do meio ambiente resíduos plásticos que após serem reprocessados ganham novo uso como uma matéria-prima de alta qualidade. Já o Recyplast é um termoplástico de engenharia de alta resistência com o atributo de ser 100% reciclável. O aço é produzido a partir de fontes de energia limpa e renovável. Além de ser um produto de grande durabilidade e longa vida útil, também pode ser reciclado inúmeras vezes, de forma relativamente simples, e sem perder suas propriedades.
Jogo de facas Linha Lyf (Divulgação/Tramontina)
A linha é a primeira da Tramontina feita através do uso de matérias-primas sustentáveis. “É a Tramontina, mais uma vez, assumindo a vanguarda na criação de utensílios domésticos que respondem às necessidades e desejos dos clientes e perfeitamente alinhados ao seu tempo”, reforça Marcos Grespan, diretor da Tramontina.
As embalagens da Linha Lyf não contam com uso de plástico e seguem a premissa de que menos é mais. A Tramontina realizou um longo trabalho de avaliação e escolha dos materiais para garantir o uso de produtos reciclados e recicláveis, tintas à base de água e redução ao mínimo possível o uso de embalagem. Este esforço faz parte de mudanças no processo adotado em 2021, que também permitiram que algumas unidades reduzissem mais de 12,8 toneladas de plástico em suas embalagens.
Tramontina Transforma
A sustentabilidade está no centro das decisões da Tramontina, tanto na ética dos negócios e na busca por melhorias nos processos, quanto no respeito às pessoas e às comunidades. As práticas sustentáveis já fazem parte da história da marca centenária que, em 2014, criou o Comitê Ambiental, com o objetivo de alinhar e aprimorar as práticas de gestão ambiental da empresa.
Em 2021, deu início aos trabalhos do Comitê ESG, avançando ainda mais nos temas de sustentabilidade de forma corporativa. Como primeira ação do grupo de trabalho, foi desenvolvido o Relatório de Sustentabilidade da Tramontina, que é elaborado anualmente e integra informações corporativas e as ações de sustentabilidade realizadas pela empresa.
Para unificar a comunicação, surgiu o conceito Tramontina Transforma, que abrange todas as frentes de sustentabilidade da marca e embala toda essa evolução feita ao longo dos anos.
Hoje, a Tramontina mantém 2.900 hectares de Áreas Preservadas com vegetação arbórea, incluindo Áreas de Preservação Permanente (APPs), Reserva Legal e Matas Nativas Preservadas, além de 3.377 hectares de áreas plantadas – chamadas florestas de produção, com uma base sólida e renovável, para fornecer madeiras para utilização nas fábricas. A empresa investe em tecnologias limpas para reduzir e controlar a geração de resíduos sólidos, líquidos e emissões atmosféricas.
Sobre a Tramontina
A empresa com mais de 22 mil itens no portfólio e 111 anos de história, conta hoje com nove fábricas no país – sete no Rio Grande do Sul, uma em Belém (PA) e outra em Recife (PE). Atualmente, conta com mais de 10 mil colaboradores e exporta seus produtos, todos com a marca brasileira, para mais de 120 países. No mix estão utensílios e equipamentos para cozinha, eletros, ferramentas para agricultura, jardinagem, manutenção industrial e automotiva, veículos utilitários, construção civil, além de materiais elétricos, móveis de madeira e plástico.
Fonte: da Redação/Assessoria/Tramontina