Fernando Martins, CEO do marketplace de revestimentos de alto padrão Arqplace, aponta tendências, valores e como aplicar as tendências aos ambientes
Ambientes verdes, pedras naturais, pastilhas em formatos diferentes e pisos com aspecto envelhecido têm apontado para o desejo de conexão com a natureza mesmo em grandes centros urbanos. Segundo Fernando Martins, CEO do Arqplace, marketplace de revestimentos de alto padrão, a busca por produtos de origem natural tem relação com o pós pandemia, que trouxe a tendência de cômodos confortáveis e versáteis.
“No cenário pós pandemia, as pessoas têm buscado por soluções criativas, que possam trazer mais aconchego e a sensação de memórias afetivas em seus ambientes. Percebemos que a busca por uma decoração afetiva está cada vez mais em alta.” explica Fernando.
Para saber quais são e como aplicar essas tendências nos ambientes, além do valor médio delas por M², confira as análises do especialista:
Pastilhas Hexagonais
Pastilha Hexagonal Ártico M6249, Preto M4337 e Aveiro M12200 – Foto Carlos Piratininga
As pastilhas hexagonais são uma tendência cada vez mais forte na arquitetura, trazendo sofisticação e criatividade para ambientes diversos, como cozinhas, salas, banheiros e áreas com piscina. Além de sua versatilidade em se adaptar a paredes curvas, outro grande diferencial é sua baixa absorção de água, o que garante maior durabilidade ao produto.
Na Expo Revestir de 2023, ficou evidente o sucesso das pastilhas hexagonais, principalmente em cores neutras e sóbrias, como branco, cinza e preto. Além disso, as pastilhas retrô, fabricadas em massa plena com tons foscos, também estão em alta. “As pastilhas hexagonais, remetem também ao passado, tem um toque retrô e por isso são uma das tendências que têm chamado a atenção de muitos arquitetos e decoradores. As pastilhas de porcelana esmaltada podem ser encontradas a preços a partir de R$ 350,00 o m², enquanto as de massa plena, que oferecem um acabamento fosco, podem chegar a R$ 750,00 o m².
Pisos Rústicos
Piso envelhecido mesclado – imagem Paulo Falcão
Pisos rústicos trazem um sentimento de nostalgia e conforto, uma vez que muitas vezes estão relacionados a boas memórias da casa dos pais ou avós. São fabricados com argila natural, cuja coloração é dada pela própria matéria-prima e pela queima do forno. São pisos de manutenção simples e que conforme envelhecem vão ficando cada vez mais bonitos. Esses pisos são versáteis e podem ser aplicados tanto em áreas de lazer urbanas como em grandes casas de fazendas.
“Com a crescente busca por produtos naturais, os fornecedores têm buscado trazer novas ideias e ressignificar esses materiais. Os pisos rústicos com aspecto envelhecido, em especial, têm sido muito procurados. Alguns desses pisos foram agregados com outros materiais ou acabamentos para trazer novas sensações aos ambientes. Os preços desses pisos variam de R$ 160,00 a R$ 270,00 por m²”, finaliza Fernando.
Pedras Naturais
Pedra Hijau Lisa – imagem divulgação
As pedras naturais, além de trazerem mais naturalidade aos ambientes e conexão com espaços verdes, têm longa durabilidade e especificações como serem antiderrapante e atérmicas. Podendo ser utilizadas em áreas molhadas, como piscina, como as pedras hijau, travertino e moledo.
“As pedras naturais rústicas, como a Pedra Moledo, Pedra Hijau e seixos telados, estão em alta na arquitetura atualmente, com preços variando de R$ 270,00 a R$ 550,00 por m². É importante que os clientes se atentem à procedência das pedras, uma vez que mesmo sendo elementos naturais, há diferenças entre elas de acordo com a origem da jazida, tratamento dado, precisão no corte e pós-vendas. Além disso, a instalação deve ser realizada com muito capricho para garantir o melhor resultado.” , explica Fernando Martins.
Sobre a empresa: O Arqplace é um marketplace de revestimentos de alto padrão para a construção civil que conecta indústria e profissionais como arquitetos, designers e engenheiros, com o cliente final, promovendo acabamentos de alto padrão com preços justos e uma experiência de compra totalmente digital. Desde 2016, a empresa fundada pelo CEO, Fernando Martins, realiza a curadoria e venda de produtos como: revestimentos para piscina, cerâmicas, pisos, iluminação e cubas, com experiência de compra humanizada e auxílio no processo de decisão. Em 2021, a empresa iniciou a importação exclusiva de pedras hijau da Indonésia, sendo a única no Brasil a realizar auditoria e inspeção dos produtos antes de chegar ao consumidor. Com média de crescimento de 100% ao ano, a marca atingiu R$ 8 milhões de GMV (Volume Bruto de Mercadorias) e espera alcançar 14 milhões em 2023.
Fonte: Da Redação/Assessoria/Arqplace