No dia 23 de abril foi celebrado o Dia Mundial do Livro! O hábito de ler é essencial na vida de todos, pois os livros são uma companhia constante e prazerosa, que faz com que o leitor viaje por outros destinos e histórias de vida. Para aproveitar ainda mais esses momentos tão valiosos, o cantinho destinado à leitura necessita de uma iluminação bem pensada. Por isso, a Yamamura traz dicas para acertar na decoração.
Recomendações básicas
Para começar, na hora de compor o ambiente, luzes com temperaturas de cor branco quente (2700K a 3000K) podem trazer mais conforto e relaxamento, no entanto mantêm o foco na leitura. A escolha por luminárias articuláveis (que incidam na direção do livro), representa uma boa solução para não forçar, nem comprometer a vista.
Tipos de luminárias
Entre os modelos mais comuns estão: as arandelas, que podem ser posicionadas acima das mesas laterais e ao lado de poltronas. Os abajures e luminárias de mesa que, como o nome já diz, são apoiados acima de mesinhas laterais ou ao lado das camas, para a realização de uma leitura leve antes de uma noite de sono.
Pendente e luminária de mesa, em diferentes ambientes, no projeto da arquiteta Tatiane Waileman/Fotos de Emerson Rodrigues
Para quem prefere um modelo mais imponente e, que seja um ponto de destaque no décor, as luminárias de piso, em especial as de madeira, podem ser as escolhas certeiras para trazer todo o aconchego para o ambiente. Por fim, para quem busca uma opção mais descontraída, pode eleger os pendentes, que são itens que caem bem para a decoração e funcionalidade do espaço.
Luminárias de piso em madeira, que agregam charme à decoração/Projeto da designer Eliana Franco e fotos de Emerson Rodrigues
Estilos
Quanto ao estilo ideal da peça, isso será determinado pelo gosto pessoal de cada um. Afinal há uma série de luminárias diferentes no mercado, assim o leitor poderá adequá-la ao tipo de decoração de sua residência. Para quem gosta do estilo clássico ou tradicional, os modelos com cúpulas são ótimas ideias, pois além de agregarem muito charme, também evitam o ofuscamento da visão. Já para os mais descolados, as peças com design moderno e com hastes flexíveis, também são ótimas alternativas.
Cantinhos charmosos de leitura em projeto da arquiteta Gigi Gorenstein / Fotos de Emerson Rodrigues
Livros, Iluminação & Decoração
Além de fonte de conhecimento, histórias e de emoções, os livros também tornam a decoração mais atrativa. Quem não ama ver uma biblioteca repleta de títulos imperdíveis? Afinal, os livros também exercem função decorativa em prateleiras e nichos dos espaços. Nesses locais, a iluminação linear cai muito bem, como é o caso das fitas e dos perfis de led.
Estante repleta de livros em projeto do escritório Oliva Arquitetura / Foto de Emerson Rodrigues
Outra opção mais neutra e que também é bastante corriqueira é o uso de pequenos plafons direcionados para essas áreas, que além de criarem uma iluminação cenográfica, não comprometem a estética como um todo. Para finalizar, para dar um visual cheio de personalidade, aposte em pequenas luminárias de mesas dentro dos nichos ou apoiadas sobre as prateleiras.
Serviço Yamamura
Loja online: yamamura.com.br
E-mail: comercial@yamamura.com.br
Atendimento Online (Vendas e Orçamentos)
Whatsapp (11) 99737-2516 (para todas as lojas)
De segunda a sábado, das 10h às 18h
Fonte: Da Redeação/Assessoria/Yamamura