Notícias

O plano da LEDVANCE para liderar o mercado de iluminação no Brasil

Com DNA alemão herdado da OSRAM, multinacional de iluminação com mais de 100 anos de história, a startup segue independente no mercado desde 2016 e encerra sua transição de marca no segundo semestre deste ano com novidades no portfólio: uma oferta de soluções que respeitam o ciclo circadiano

Prestes a completar 7 anos, porém com mais de 100 anos de experiência em iluminação por conta de sua origem, a LEDVANCE se consolida no setor de forma independente. Depois de migrar todo o seu portfólio de luminárias LED para a marca LEDVANCE, quer deixar claro aos profissionais do mercado e consumidores finais que, agora, as lâmpadas LED da OSRAM, também passam a ser assinadas pela LEDVANCE, que continuam sendo produzidas nas mesmas fábricas, com a mesma qualidade, porém com novas embalagens. Com um plano arrojado, a startup investe nas grandes tendências mundiais com um objetivo: liderar o mercado de iluminação LED no Brasil.

Para a empreitada, a aposta é, além de continuar a ampliar suas importantes linhas de lâmpadas LED, luminárias LED e Componentes Eletrônicos, complementar o portfólio com diversas soluções de iluminação inteligente e sustentáveis, que garantam mais conectividade por meio do conceito IoT (internet das coisas), produtividade, bem-estar e foco total em saúde. “Por muitos anos, a luz serviu para iluminar, depois passamos a brincar com seus efeitos decorativos, mas, hoje, significa saúde para as pessoas. Temos visto uma mudança na percepção desse “valor”, explica Everton Mello, CEO da LEDVANCE para o Brasil e América Latina.

Se, por volta de 2019, vivemos um processo intenso de “ledficação” e procura por sustentabilidade em todo o mundo, principalmente após a pandemia, o interesse passou a ser por sistemas inteligentes de luz com foco em saúde. “De olho neste cenário, nós já oferecemos produtos e soluções em iluminação centrada no ser humano (HCL), ou seja, sistemas que reproduzem a luz do sol nos interiores, mudando de forma dinâmica a sua intensidade e tonalidade de cor ao longo do dia. Este dinamismo é uma cópia da luz natural exterior que sincroniza o relógio biológico das pessoas, proporcionando mais produtividade, motivação e, acima de tudo, saúde”, complementa Mello.

E por que, agora, a luz é uma questão de saúde e bem-estar?

A relação do ser humano com a luz afeta o relógio biológico. Não à toa, na Europa, já há um movimento para que a iluminação pública tenha uma tonalidade de cor de 3000K. Uma vez que, acima desse patamar, as pessoas entram em um estado de alerta que, ao final, acarreta em complicações para o humor, para o sono e, por consequência, para a saúde mental e física.

Em todo o mundo pós-pandemia, o movimento do home office continua e o modelo de trabalho híbrido ganha força. Em casa, as pessoas usam o mesmo ambiente para relaxar, trabalhar e se divertir. Por isso, precisam de uma iluminação inteligente e dinâmica que supra essa necessidade nestes diferentes cenários, os quais exigem diferentes níveis de luz e de ambientação.

Soluções para ambientes residenciais

Nesse sentido, para aplicações residenciais, a LEDVANCE oferece a linha SMART+WIFI, com um conjunto de soluções inteligentes e sem fio, que vão de lâmpadas e fitas LED a luminárias LED, controladas via celular, por aplicativo gratuito, comando de voz ou ainda por interruptores de parede e controles remotos. Fazendo uso do conceito IoT (internet das coisas), estas soluções são extremamente amigáveis desde a configuração inicial, que é realizada em apenas alguns minutos, até o seu uso no dia-a-dia, além de terem preços bastante acessíveis.

Elas permitem regular a intensidade de luz de forma linear de 0 a 100%, mudar a tonalidade da luz também de forma linear, indo de 2700K (luz quente) a 6500K (luz fria); escolher entre as mais de 16 milhões de cores disponíveis, mixando as cores básicas vermelho, verde e azul; e criar cenas específicas com a iluminação, armazená-las e recuperá-las com o apertar de um botão.

Além disso, é possível também programar temporizadores, que acionam a iluminação em determinados dias e horários específicos, podendo até escolher o nascer e pôr do sol conforme a localidade do usuário de forma automática. “É um sonho antigo se tornando realidade, tendo todos aqueles recursos da casa dos ‘Jetsons’, porém de forma simples, intuitiva e com preços relativamente baixos”, explica Mello.

Soluções para ambientes comerciais

Já para as instalações profissionais, a empresa oferece o sistema VIVARES, com protocolo de comunicação sem fio chamado ZIGBEE. Neste portfólio, também com a utilização do conceito IoT (internet das coisas), além de uma variedade de luminárias LED, também existem sensores de presença e de luminosidade, controladores de parede etc., que fornecem toda a flexibilidade e proporcionam uma representativa economia de energia, uma vez que, com as leituras dos sensores, o sistema sempre fornecerá luz somente onde seja necessário e com a intensidade precisa, levando em conta a ocupação ou não dos ambientes e a contribuição da luz externa do sol onde isso ocorre, como por exemplo, próximo a janelas.

“São sistemas ‘high tech’, porém intuitivos, amigáveis, com preços super acessíveis e sem nenhuma complexidade de instalação, pois todos os componentes se comunicam entre si sem fios, ou seja, sendo possível a troca de cabos e fios por software”, comenta Everton Mello.

E como é possível simular a luz natural? Com o exclusivo sistema BIOLUX HCL

Com o Sistema BIOLUX HCL da LEDVANCE, é possível ter a luz certa no momento certo, pois ela cria um ambiente de aprendizado, que simula as mudanças da luz natural e as alterações visuais, biológicas e efeitos emocionais. Para alcançar esse resultado, as luminárias são conectadas a um modelo de controle manual inteligente, que cria cenas de iluminação apropriadas às atividades desempenhadas em um determinado ambiente. Por meio de tonalidades de cor e níveis de luminosidade, as cenas da iluminação centrada no ser humano (HCL) podem simular o curso natural da luz do sol ao longo do dia, de tal forma a contribuir positivamente no ritmo circadiano das pessoas impactadas com a sua luz.

“A saúde mental das pessoas, tanto no home office quanto nos escritórios corporativos, é crucial para um ambiente de trabalho eficiente e saudável. Afinal, o estresse afeta nosso desempenho. Por isso, a terapia de luz tem mostrado seus efeitos positivos no ritmo circadiano humano, o que justifica a procura por soluções em iluminação que atendam ao requisito. Em tais locais de trabalhos podemos ver hoje variações de temperatura de cor entre 3000K a 5000K, dependendo do uso, simulando o efeito da luz natural. E é essa a oferta do nosso sistema BIOLUX HCL, que representa o equilíbrio perfeito para que se atinja o máximo de produtividade e, ao mesmo tempo, saúde e bem-estar”, esclarece Mello.

LEDVANCE, a marca número 1 em excelência no mercado de iluminação

Lançada em 2016, a LEDVANCE se posicionou como uma das marcas mais relevantes do mundo em soluções para iluminação LED, por unir mais de 100 anos de experiência com a agilidade de uma startup para inovar e desenvolver produtos e soluções. Está presente em 150 países e possui três centros de Pesquisa & Desenvolvimento localizados nos EUA, na Alemanha e na China. No Brasil, não é diferente. Pela terceira vez, foi eleita a número 1 em excelência no mercado de iluminação pela Associação Brasileira dos Revendedores e Distribuidores de Materiais Elétricos (Abreme).

De fato, a LEDVANCE combina tecnologia de iluminação com recursos “high tech” pioneiros para diversas aplicações, de forma sustentável. O resultado é um portfólio de soluções que abrange desde o setor residencial, passando por comercial, industrial, áreas externas, iluminação pública, saúde, hotelaria e até o agronegócio. Entretanto, indo muito além de iluminação e conhecimento, a startup investe em relacionamentos de longo prazo com lighting designers, arquitetos, escritórios de engenharia, integradores e, mais recentemente, de forma direta com os eletricistas profissionais.

“Como especialistas em tendências, estamos liderando o caminho para atender às demandas da sociedade, por desenvolver de forma ágil produtos inteligentes, que permitem o gerenciamento de luz via o conceito moderno internet das coisas (IoT), o monitoramento na nuvem e com o acesso remoto. Soluções que atendam a procura por alta qualidade e eficiência em iluminação, além de uma longa vida útil. Estamos focados nas necessidades dos nossos clientes e em oferecer conectividade, multifuncionalidade, produtividade e saúde. Com essa combinação de fatores, temos garantido um forte crescimento de vendas no Brasil e no mundo”, finaliza o CEO da LEDVANCE.

Fonte: Da Redação/Assessoria/Ledvance

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *