Além de uma forte tendência na decoração dos ambientes, apostar em peças antigas e repaginá-las também é uma ótima maneira de economizar e colaborar com o meio ambiente
O reaproveitamento de móveis antigos, ou que já não combinam mais com a decoração da casa, oferecem diversas vantagens. A primeira é a economia, uma vez que repaginá-los com pintura e pequenas reformas, pode ser mais econômico do que comprar peças novas. A segunda é que, ao reaproveitar as peças, é possível contribuir com o meio ambiente, reduzindo o descarte de lixo na natureza. A terceira vantagem é para quem gosta de explorar a criatividade: movéis repaginados criam um ambiente com mais personalidade e originalidade, por se tornarem peças exclusivas.
A Suvinil, marca de tintas decorativas da BASF, e, por sua vez, especialista em pinturas de diferentes superfícies, contempla em seu portfólio algumas soluções apropriadas para que a reforma de móveis seja uma tarefa fácil e satisfatória. Uma delas é o Esmalte Suvinil Cor & Proteção, tinta versátil para madeiras e metais e que pode ser utilizada tanto dentro de casa, como fora. Além disso, conta com mais de 2 mil opções de cores, permitindo que o consumidor possa, de fato, dar uma nova vida a essas peças, trazendo ao ambiente personalidade apenas com a potência de uso da cor.
Para Sylvia Gracia, Coordenadora de Marketing – Cor e Conteúdo na Suvinil, as cores são capazes de renovar as energias do ambiente. “Com os móveis não é diferente, já que muitos fazem parte da nossa memória afetiva, ou apenas não queremos descartá-los. Então, usar e abusar das tonalidades e trazer para uma cadeira, por exemplo, uma nova roupagem, com um estilo que combine e faça parte da identidade dos moradores, é uma saída criativa e econômica que sempre recomendamos”, completa.
Abaixo, a fabricante relaciona algumas inspirações que podem ajudar nesse processo de revitalização. Confira!
Antes e depois das cadeiras reformadas por Jorge e Thais, do escritório Ori Interiores
O processo de reforma dos móveis deve seguir um cronograma, para que seja possível chegar em um resultado perfeito: o primeiro passo é realizar o lixamento da superfície, para remover qualquer tipo de impureza ou desnível; em seguida, é recomendado fazer uma limpeza com pano úmido, para só depois aplicar as tintas das cores escolhidas. Para essas cadeiras, Jorge e Thaís, do escritório Ori Interiores, utilizaram usaram o Esmalte Suvinil Cor & Proteção.
Créditos: Ori Interiores
Durante a criação, a dupla optou por realizar combinações não tão óbvias, além de estampas, que fizeram toda a diferença na composição. A cadeira da primeira foto recebeu as seguintes cores da Suvinil: Manteiga Fresca, Banana com Açúcar, Iogurte de Morango, Barro Vermelho, Azul-Etéreo e Esconderijo Misterioso. A outra peça foi revestida com Manteiga Fresca, Pétala Laranja, Marmelada, Azul-Etéreo, Eclipse e Esconderijo Misterioso.
Créditos: Cafofo do Dani | Foto: Derek Fernandes
Neste outro exemplo, as cadeiras da sala de jantar foram renovadas com a cor do ano de 2023, Calcita Alaranjada – eleita por meio do Suvinil Revela 23+, o estudo de tendências de cores anual da marca -, um tom de laranja terroso que harmoniza com o piso, em madeira, e também com a mesa onde estão dispostas.
Créditos: Cafofo do Dani | Foto: Derek Fernandes
Já neste quarto de casal, a aposta foi em trazer a cor Magia Azul para o rack que suporta a televisão e também objetos de decoração. O tapete, que leva os mesmos tons do móvel e dos outros detalhes do quarto, como Calcita Alaranjada, que seguem em uma nuance mais terrosa, tem a função de harmonizar, permitindo um contraste agrádavel aos olhos.
A partir de 19 de junho, três produtos do portfólio de Madeiras e Metais estarão em promoção: Esmalte Cor e Proteção base água, Verniz Proteção Básica e o Verniz Proteção Tripla. Mais detalhes sobre as condições especiais podem ser acompanhados pela loja online da Suvinil.
Para ter acesso a outras tendências e dicas de pintura, acesse o canal de YouTube da Suvinil e acompanhe a marca também no Instagram e no TikTok, @tintas_suvinil.
Fonte: Da Redação/Assessoria/Suvinil