Reformar

Studio MEMM expande área social em apartamento marcado por ‘blocos de cor’ em ladrilho hidráulico

Com projeto do Studio MEMM, um apartamento de 140 m² teve sua área comum potencializada a partir de um ‘espaço de respiro’, como chamou o arquiteto responsável pelo escritório, Marcelo Macedo. A fim de dar vida e criar contrastes de cores e texturas, o Apartamento NFVS, novo lar de um casal e suas duas filhas no bairro paulistano Vila Ipojuca, também é marcado pela diversidade de revestimentos, sendo o ladrilho hidráulico o protagonista. Em tom verde, ele dá unidade visual por todas as áreas do projeto.

A mudança na planta resultou em um apartamento com ampla área de estar, que conecta de maneira fluida os ambientes de uso comum – salas, varanda, cozinha e escritório – além de potencializar a vista do horizonte da cidade, um ponto solicitado pelos clientes. Dessa forma, a varanda serve como expansão do ambiente ao se integrar de forma física e visual com os espaços internos.

O espaço de respiro central com os balanços suspensos removíveis é versátil, podendo funcionar também de maneira solo, seja como área de descanso, contemplação, palco para apresentações musicais e até mesmo para as brincadeiras das crianças. Para melhor aproveitamento dos ambientes, foram criados nichos na parede da sala e inclusive sobre o respiro, que servem como ponto de depósito ou decoração, podendo também apoiar objetos do dia a dia. Neles, foi instalada iluminação em LED, gerando pontos de destaque.

A cozinha é marcada pelo contraste artístico e mescla de cores entre o piso em ladrilhos hidráulicos verdes e os armários de madeira revestida em fórmica de tom rosa queimado. Com implantação em L, ela foi dividida entre um espaço de operações, contendo duas bancadas conforme disposição original, que foram preservadas para uso de trabalho, e segundo eixo com torre quente e demais equipamentos, que também funciona como acesso direto à área de serviço, trazendo mais funcionalidade ao fluxo neste ambiente.

O Apartamento NFVS conta com dois quartos. Um deles, destinado às crianças, ganhou caráter lúdico, mas que mantem diálogo com o restante do apartamento através dos materiais. Tirou-se proveito da interação do ladrilho que adentra o ambiente com a textura da madeira, presente no beliche, escadas e moldura dos porta-retratos. A decoração e o papel de parede garantem a identidade própria do espaço dedicado às filhas.

Na suíte principal, a tonalidade da marcenaria, além de proporcionar leveza, contrasta de forma equilibrada com o ladrilho hidráulico e a pintura. Com mais espaço graças à integração de um segundo banheiro do projeto original, o quarto do casal tem agora um banheiro comum e um pequeno spa, reservado para momentos de relaxamento da família. O espaço pode ser conectado e isolado através de uma porta de correr piso-teto com vidro fosco, que possibilita maior amplitude ao quarto ou mais privacidade ao ambiente.

Para a iluminação do apartamento, foram reutilizados produtos e luminárias que os clientes já tinham, evitando desperdício de material. Foi feito um mapeamento para que as novas instalações destas peças, junto a obras de artes e outros objetos pré-existentes, ocorressem de forma harmoniosa.

Para o paisagismo, com o uso de suportes de vasos de diversas alturas, as espécies foram elevadas criando uma composição com diferentes exemplares vegetais que por um lado, através das cores dão continuidade ao ladrilho hidráulico, por outro, geram movimento e organicidade na predominância geométrica do material do piso.

FORNECEDORES:

Iluminação: Futura Iluminação

Marcenaria: Ortiz Marcenaria e Design

Obra: Torino Arquitetura e Engenharia

Quadros: Cranio artes e Jean Araujo

Poltronas: Carlo Hauner and Martin Eisler

FICHA TÉCNICA

Projeto: MZ2

Arquitetura: Responsável: Marcelo Macedo

Colaboração: Mariana Magalhães e Anderson Toda

Gerenciamento/Coordenação: Studio MEMM

Local:  Jardins – São Paulo – SP

Ano: 2022

Área: 180m²

Crédito das fotos: Marcelo Macedo

Estrutura Aquário: Base Engenharia

Projeto e execução Aquário: Dream Fish

Studio MEMM  

Combinamos a arte do desenho com a técnica e tecnologia das construções para alcançar o surpreendente. Através da arquitetura, urbanismo e design, buscamos soluções contemporâneas para as diferentes formas de viver e usar os espaços.

Contamos estrategicamente com equipe interna de projetistas e com colaboração externa de desenhistas, engenharia, jurídica, relações públicas, marketing e administrativa, para que possamos desenvolver seguros o melhor de cada projeto.

Para mantermos o frescor do nosso questionamento artístico e a originalidade de cada trabalho, desenvolvemos nossas próprias plataformas de debate e criação de conteúdo, nelas trazemos as mentes criativas também interessadas em dar um novo passo em direção ao futuro, nos inspirando e colaborando para registrar conhecimento aberto a todos.

Sobre Marcelo Macedo

Marcelo desde o início da sua formação em arquitetura e urbanismo em 2005, percebeu a possibilidade da transformação que a disciplina poderia causar no espaço, sociedade e mundo. Em um longo estágio de preparo, acumulou conhecimento acadêmico e profissional até o período em que decidiu pôr em prática suas buscas por transformações, através do Studio MEMM.

Graduou-se na FAU-Mackenzie, reconhecida pela ênfase nas técnicas projetuais e complementou seus estudos na francesa, ENSA-Paris-Val-de-Seine, explorando o lado artístico da antiga escola de Belas Artes, aproveitando o período para também visitar o continente.

Formado, trabalhou no Brasil aproximadamente 3 anos na Metro Arquitetos fazendo projetos culturais, educacionais, residenciais e urbanos. Nas parcerias do escritório, colaborou com Paulo Mendes da Rocha e OMA.

Em 2016, graduou-se no Master de Arquitetura Avançada da Columbia University em Nova Iorque, ampliou seus conhecimentos conceituais, técnicas de projeto e fabricações. Trabalhou também na TPG Architecture na mesma cidade, na área de Varejo e Interiores corporativos, momento em que se aproximou da escala do usuário.

Em 2018 de volta no Brasil inicia o Studio MEMM para empregar suas ideias e crenças de como impactar a arquitetura e o espaço em que vivemos. Após a pandemia com a estruturação e consolidação do Studio, Marcelo divide a produção do Studio em seus trabalhos profissionais e projetos em prol da sociedade. Ainda, buscando gerar registros arquitetônicos através de livros e podcasts buscando influenciar o futuro da disciplina.

Fonte: Da Redação/Assessoria/Studio Memm

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *