Notícias

Ledvance oferece linha de luminárias com sistema IoT para ambientes profissionais

Com a linha VIVARES, é possível gerenciar e controlar a luz, inclusive por meio de aplicativo em nuvem, e combinar com iluminação inteligente e centrada no ser humano

A linha VIVARES é o sistema de iluminação IoT da LEDVANCE, que oferece uma excelente iluminação em ambientes profissionais, é eficiente e ecologicamente correto, pois garante até 80% de economia de energia e de geração de CO2. De fácil instalação, é ideal para ser utilizado em novos projetos de escritório e para a renovação do sistema de luz em ambientes corporativos. A solução funciona tanto com o sistema Zigbee (sem fio) quanto com o DALI (com fio).

O sistema pode ser mantido remotamente ou gerenciado por aplicativo em nuvem, o que permite assistência de manutenção e monitoramento de energia, aumentando a economia com os dados obtidos que revelam otimizações possíveis. Não à toa, a linha VIVARES tem ganhado a preferência de lighting designers, arquitetos, instaladores e do usuário final, por atender aos mais exigentes padrões europeus de qualidade, controle e gerenciamento inteligente da luz e ainda ser altamente compatível com luminárias, fitas de LED, lâmpadas SMART e convencionais integradas com plug SMART.

E, quando se trata de preferência, a linha VIVARES sai na frente quando combinada com as luminárias BIOLUX HCL, centradas no ser humano. É que, com a retomada do trabalho nos escritórios, alguns temas voltam à pauta, como a prioridade em utilizar sistemas de iluminação eficientes e economizadores de energia; enquanto outros ganham projeção, como a necessidade de reavaliar a exposição dos colaboradores à luz branca. Isso porque, segundo estudos divulgados no final de 2022 na MedRxiv, plataforma de publicação de pesquisas médicas, o excesso de exposição pode ser considerado um fator de risco para desencadear distúrbios de saúde mental, uma vez que desregula o relógio biológico.

“Escolher a solução de iluminação certa é fundamental em escritórios, porque, além de cumprir com normas de trabalho muito comuns na Europa, um bom sistema de controle de luz oferece desempenho, criatividade e motivação. A solução de gerenciamento de luz VIVARES é perfeita para isso, pois é fácil de instalar e usar, além de ser econômica e sustentável, portanto, é a prova do futuro e representa o estado da arte em iluminação profissional”, esclarece Marcos Ellert, Head de Marketing de Produto LATAM, da LEDVANCE.

Conheça a linha VIVARES

Gerenciamento VIVARES Zigbee: sem fio e muito flexível

O sistema Zigbee 3.0 permite a comunicação com até 200 dispositivos. Sem fio, é a primeira escolha quando nenhuma linha de controle adicional pode ser colocada, por exemplo, para modernizar edifícios já existentes, mesmo quando há falta de tetos falsos.

Gerenciamento VIVARES DALI com fio: redefinindo o futuro do gerenciamento da luz

Ideal para controlar 1024 luminárias e 1008 dispositivos de entrada, utilizando o padrão estabelecido da indústria DALI-2. VIVARES DALI é o sistema perfeito quando se precisa adicionar linhas de controle adicionais sem ter problemas para adaptar instalações DALI já existentes em escritórios ou para equipar novos edifícios.

Razões para escolher o VIVARES HCL: iluminação que respeita o relógio biológico

Pouca luz do dia, chão escuro e luz artificial 24 horas por dia. A descrição lembra facilmente muitos ambientes corporativos espalhados pelas cidades brasileiras, mas o cenário pode mudar. Com o sistema VIVARES HCL, é possível combinar o gerenciamento de luz VIVARES com as luminárias BIOLUX HCL e, assim, adaptar a iluminação em escritórios, salas de reuniões ou andares inteiros ao ambiente natural, simulando as mudanças da luz do dia de forma inteligente, automática e facilmente controlável. Assim, todos os colaboradores podem se beneficiar com os efeitos da luz HCL. Resultado: muito mais bem-estar, eficiência e satisfação no trabalho.

Isso acontece através das temperaturas de cor e níveis de iluminação. Afinal, a iluminação centrada no ser humano (HCL) pode simular o curso da luz natural de tal forma que fornece um suporte positivo para o ritmo circadiano humano (nosso relógio biológico). A cor neutra ou fria, por exemplo, pode energizar uma manhã de trabalho. Já a luz branca quente, mais ao final do expediente, é relaxante e nos prepara para uma noite mais tranquila.

“Se olharmos para os vários escritórios existentes, veremos que muitos sistemas de iluminação estão desatualizados. A modernização reduz de forma sustentável o consumo de energia, economiza e traz um aumento significativo na qualidade da iluminação. Se centrada no ser humano, traz, com certeza, mais bem-estar, motivação, desempenho, além de ganhos à saúde dos colaboradores, que se tornam mais produtivos e adoecem com menor frequência”, conclui Ellert.

Fonte: Da Redação/Assessoria/Ledvance

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *