Temporada de frio pede por um resgate das peças mais pesadas do guarda-roupa, que nem sempre são armazenadas ou hidratadas corretamente
A mudança de temperatura puxa a mudança de guarda-roupa. O inverno está entre nós e julho e agosto devem ter picos de temperaturas baixas. As peças mais pesadas do armário podem ser muito úteis nessa época do ano, como as de couro, e há quem as deixe guardadas durante a primavera e o verão. Mas o armazenamento e a hidratação corretos são essenciais para que as peças tenham uma vida longa. Elvis Barreto, Cientista Sênior da marca Nugget, desenvolveu algumas dicas para quem busca alternativas seguras para lidar com o couro.
Agora que as peças de couro estão do lado de fora do baú, é hora do resgate. Caso as peças estejam esbranquiçadas ou manchadas, é necessário limpar a peça. Há quem se contente com um pano úmido, mas também existem produtos mais apropriados para a manutenção do material.
Para uma limpeza mais profunda, uma pasta própria para couro é o mais indicado, mantendo a nutrição e a saúde da pele. É só aplicar uma camada de pasta na peça, esperar secar e lustrar em seguida com a ajuda de um pano seco.
Também existem produtos líquidos indicados para a manutenção semanal da peça. Os produtos já vêm com o aplicador correto e é só passar uma camada do líquido, que também ajuda na hidratação e na revitalização da cor da peça. E não é só o couro preto tradicional! Os produtos estão disponíveis em outras cores: preto, branco, marrom e incolor – indicado para peças coloridas.
Quando o frio passar, não se esqueça: as peças de couro precisam respirar. Elas não devem ser armazenadas em capas ou sacos de plástico e, mesmo quando não estão sendo utilizadas, o mais indicado é deixá-la pendurada em um cabide largo para que a peça não amasse e resseque, além de um dia de ventilação a cada, pelo menos, três meses.
Se guardar sua jaqueta ou bota for indispensável, busque usar capas de tecidos que permitam a respiração do material, como TNT ou tule.
Fonte: Da Redação/Assessoria