Construir Decorar

Após reforma, apartamento ganha integração e marcenaria personalizada

Projeto privilegia iluminação, amplitude e design exclusivo

O projeto deste imóvel de 120m² foi assinado pelo arquiteto Felipe Lourenço, a frente do escritório Clareira Arquitetura. A reforma, que durou cerca de oito meses, trouxe à tona memórias e celebrou a passagem do tempo do casal de moradores, que habitavam o local há 20 anos.

Com o objetivo de atender às demandas dos residentes e criar um espaço integrado, o arquiteto concebeu a reforma seguindo uma abordagem minimalista, garantindo muita personalidade e singularidade. O profissional optou por um estilo contemporâneo e atual, enfatizando a predominância de cores neutras, madeira, couro natural e um mobiliário sofisticado com design de linhas retas.

Devido à antiguidade do apartamento, houve alguns obstáculos, a começar pela instalação elétrica, que precisou ser completamente refeita e atualizada com novas ferramentas funcionais. O piso do apartamento era de granito Andorinhas, instalado quando o apartamento foi entregue. Foi preciso remover todos os rejuntes e refazer o piso. A única intervenção estrutural que contribuiu para a integração total do projeto foi a remoção da porta que separava a cozinha da área de serviço, permitindo, dessa forma, maior espaço e circulação.

Ao adentrar o apartamento, é possível notar a grande área integrada entre o living, a sala de jantar e a sala de estar. O grande destaque destes ambientes é o painel ripado que, além de cobrir toda a parede da sala, estende-se até o corredor que dá acesso à área íntima do imóvel, unindo-se a uma porta mimetizada para o quarto do casal. O painel também foi utilizado como uma solução para ocultar os fios e as tubulações. Outro aspecto relevante deste ambiente é a cortina criada sob medida, desenvolvida exclusivamente para este projeto.

Os detalhes como o banco de design sinuoso, o vaso alto e a luminária de piso exclusiva criada pelo escritório do arquiteto contribuíram para o aumento do espaço disponível no living. As cadeiras assinadas pelo designer Regis Padilha na sala de jantar complementam ainda mais a decoração sofisticada e elegante deste apartamento, que apresenta um estilo neutro, mas com alguns destaques por meio de obras de arte e itens decorativos.

O projeto de iluminação teve como objetivo proporcionar uma composição entre iluminação direta e indireta, atrelada às iluminações de spots e perfis, tanto no painel, quanto no forro. Dessa forma, é possível uma interação e muita versatilidade, provocando uma iluminação mais cênica pelos espaços, sobretudo na iluminação que segue até as cortinas do living. No ambiente de jantar, o corte no forro torna a iluminação singular e única, além de delimitar os espaços para a mesa e de ser uma moldura ideal para um lustre com hastes móveis.

Na área íntima do apartamento, os banheiros foram completamente reformulados, seguindo o estilo clássico e clean. O projeto de iluminação foi elaborado com exclusividade com o objetivo de proporcionar maior personalidade. No quarto do casal, o painel da cama tem abas laterais para esconder os leds. O profissional também usou couro na cabeceira para deixar a cama mais confortável e elegante.

Clareira Arquitetura

@clareira.arquitetura
Arquiteto Felipe Lourenço
www.clareiraarquitetura.com.br

Fonte: Da Redação/Assessoria/Fotos: Erika Waldmann @wwfotografia_interiores

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *