Construir

Benefícios do drywall para residências compactas

Tendência alcança quase 76% dos lançamentos imobiliários de São Paulo

Com a crescente tendência de apartamentos estúdios e tiny houses, principalmente em grandes cidades, o desafio de muitos arquitetos é otimizar o espaço desses ambientes. Segundo dados da Embraesp (Empresa Brasileira de Estudos de Patrimônio), em São Paulo, 76% dos lançamentos imobiliários têm até 45 m². Neste tipo de projeto, cada metro tem que ser levado em conta, já que irá impactar diretamente no conforto de seu morador.

Uma forma de ajudar a poupar espaço para esse modelo de moradia são as paredes de drywall, que são pelo menos 5 centímetros mais finas que as paredes de alvenaria tradicional. O drywall é uma solução de construção a seco composta por perfis metálicos e placas de gesso recheadas de algum material para tratamento acústico, como a lã de vidro. Apesar da finura, o material, famoso por seu barulho característico de “toc toc”, se prova mais eficiente que a alvenaria quando o assunto é isolamento acústico e térmico.

Segundo o Alice Cabral, Chefe de Produto de Placo, além de ajudar na economia de espaço, é um sistema construtivo leve e sustentável, a construção com drywall minimiza o consumo de água, reduz o desperdício de material e os resíduos da placa ainda são recicláveis. Além disso, é versátil, resistente e garante maior produtividade na obra. “O drywall da Placo gera menos entulho, é reciclável, minimiza o desperdício de água, além de ser versátil, resistente e gerar o aumento de produtividade na obra”, explica Alice. Confira outros benefícios que o uso de drywall pode trazer para construções compactas:

Leveza

O sistema Drywall pode ser até 6 vezes mais leve do que a alvenaria, oferecendo uma redução significativa de carga na estrutura e nos gastos com transporte.

Gera menos resíduo

A construção a seco gera, em média, apenas 5% de resíduo, o que é 15% a menos do que na alvenaria convencional. O método construtivo também é mais leve e prático de transportar, gerando economia de gasolina e menos poluição ao meio ambiente no transporte, fazendo com que a economia aconteça na compra e no descarte.

Sustentabilidade

Além da facilidade no transporte diminuir a poluição, paredes de drywall precisam de pouquíssima água para sua construção. Enquanto uma obra feita com tijolos e argamassa consome 8 litros de água por metro quadrado, uma construção com drywall usa apenas 1 litro de água por metro quadrado. As paredes de drywall também, por serem “recheadas” por um material de isolamento térmico, costumam economizar energia que seria gasta com climatização do ambiente, já que a lã de vidro ajuda a manter o local numa temperatura agradável.

Construção mais rápida

Graças a leveza e praticidade do material, dois instaladores são capazes de produzir cerca de 30m² de drywall em apenas um dia, sendo que em duas horas a parede já está pronta para receber o acabamento.

Reparos rápida e fácil

Executar reparos em obras com drywall é um processo mais simples, rápido e limpo. Caso você precise acessar uma instalação elétrica ou tubulação, basta recortar a placa no local desejado, sem quebra-quebra e sem desperdício, já que o mesmo pedaço de placa recortado pode ser reutilizado para o fechamento da parede

SOBRE A PLACO

A Placo é líder mundial em soluções construtivas para ambientes internos e possui todos os materiais que compõem o sistema drywall, desde as placas de gesso até massas, componentes metálicos, fitas, revestimentos, parafusos, forros acústicos e outros acessórios.

Fonte: Da Redação/Assessoria/Placo

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *