Quartos encantadores, brinquedotecas funcionais e áreas adaptáveis para brincadeiras: a criação de ambientes, a partir da perspectiva infantil, contribui para a identificação, acolhimento e identificação da criançada
A chegada do Dia das Crianças inspira não só a compra de presentes e uma programação repleta de brincadeiras. Para papais, mamães e responsáveis, é também uma oportunidade para repensar os espaços que elas desfrutam em casa. A arquitetura de interiores busca sempre explorar o acolhimento e ludicidade nos ambientes para que os pequenos tenham a oportunidade de explorar a imaginação, o aprendizado e a diversão.
Dormitórios encantadores, brinquedotecas funcionais e áreas adaptáveis para brincadeiras criativas são possibilidades exploradas em projetos inspiradores para diferentes faixas etárias ou uma concepção pronta para acompanhar o crescimento da criança. Veja uma seleção de destaques realizadas para público mirim:
Uma atmosfera de sonho
A decoração de um quarto de bebê e crianças de colo é uma tarefa que envolve cuidado, criatividade e muito carinho. Confira as ideias inspiradoras que transformam o espaço em um oásis repleto de conforto, amor e imaginação.
Nessa proposta montessoriana, Ieda e Carina Korman, à frente do escritório Korman Arquitetos, adicionaram a cama em forma de casinha e a pintura no teto que desenha nuvens nas paredes. Para o conforto de não colocar os pezinhos descalços no chão, um tapete foi adicionado. Destaque também para a mesinha e as prateleiras de livros na altura da moradora.
Sem precisar executar uma grande reforma, a arquiteta Claudia Yamada, sócia de Monike Lafuente no Studio Tan-gram, propôs soluções pontuais e simples para conceber um ambiente confortável, aconchegante e com detalhes que deixam o dia a dia mais prático para as atividades funcionais — tanto para o bebê, quanto para a família.
Magia e diversão para meninas e meninos
A infância é uma época mágica, repleta de imaginação e curiosidade e, nesse contexto, o quarto das crianças desempenha um papel fundamental. A decoração divertida é uma forma maravilhosa de estimular essa fase e transformar um espaço comum em um mundo de aventuras, criatividade e aprendizado.
Neste dormitório assinado pela dupla de arquitetas Vanessa Paiva e Claudia Passarini, do escritório Paiva e Passarini Arquitetura, o objetivo foi incentivar a autonomia da criança para que ela possa, sozinha, descer da cama, pegar os brinquedos e até escolher suas roupinhas. A marcenaria da cama parece uma cerquinha e a parede onde está a porta do banheiro simula uma casinha.
Com uma proposta imersiva, o escritório Spaço Interior propôs um quarto radical composto por diversas possibilidades e brincadeiras. Junto com os suportes que acomodam os livrinhos, um espaço reservado para a coleção de bolas de futebol e outro para os bonecos de ação, o décor também ganhou uma parede de escalada! A proposta foi explorar a imaginação com um grande espaço central e circulação fluída.
Para que desde cedo as crianças dessa casa pudessem aprender sobre a importância de compartilhar e respeitar espaço do outro, o arquiteto Pietro Terlizzi projetou este amplo dormitório com 3 camas. O destaque principal é lousa-cama, um móvel reclinável na vertical que, quando ‘guardada’, se transforma em uma enorme lousa para desenhar. O piso em assoalho de madeira maciça cumaru foi escolhido por auxiliar no abafamento de som (acústico) do ambiente, além de ser é ideal para as crianças brincarem descalças.
A arquiteta Cristiane Schiavoni se inspirou na temática de gatinhos, pois a moradora mirim é apaixonada pela felina de estimação da família. Por estar alcançando a fase de pré-adolescência, nota-se que a estrutura foi realizada para acompanhá-la em seu crescimento em função das dimensões da cama, a bancada de estudos (que também é uma penteadeira) e os nichos instalados na parede ao lado da cama. “Quando ela passar dessa fase, é muito fácil: basta uma simples troca papel de parede e a coleção de brinquedos disposta na marcenaria”, enfatiza a profissional.
Criando ambientes adaptáveis para brincadeiras
No mundo em constante evolução, adaptar a casa para atender às necessidades das crianças é uma tarefa gratificante e essencial. As brinquedotecas oferecem não só o lazer, mas também a tranquilidade para os responsáveis e uma área segura para o aprendizado e crescimento dos filhos.
A arquiteta Patricia Pena elaborou uma marcenaria inteligente, colorida e repleta de nichos para a organização dos brinquedos. A essência recreativa dessa brinquedoteca é percebida pelas cestas de palha em formato de girafas e os pufes de lhama e rinoceronte. O chão ganhou um grande tapete com desenhos de macaquinhos.
As profissionais do escritório Korman Arquitetos adaptaram este cômodo do projeto em um quarto de brincadeiras. Com uma paleta de tons claros e detalhes em rosa, as prateleiras são propícias para acomodar a coleção de bonecas.
Brincadeiras ao ar livre
Quando se trata de liberdade, o playground se destaca como uma opção emocionante e cativante. É a chance de transformar um quintal, jardim ou área externa de um condomínio residencial em um refúgio de entretenimento onde as crianças podem se soltar, explorar e exercitar corpo e imaginação.
Arquiteta Cristiane Schiavoni
Tel. (11) 3649-4900
www.cristianeschiavoni.com.br
@cristianeschiavoni
Effect Arquitetura
(11) 2894-1074
www.effect.arq.br
@effectarquitetura
Korman Arquitetos
Tel.: (11) 3060-8313
www.kormanarquitetos.com.br
@kormanarquitetos
Patricia Penna Arquitetura & Design
(11) 99792-0208 – São Paulo
(12) 3209-9785 – São José dos Campos
www.patriciapenna.arq.br
@patricia_penna_arquitetura
Spaço Interior
www.spacointerior.com.br
@spacointerior
(11) 98753-4033 (WhatsApp)
Studio Tan-Gram
www.studiotangram.com.br
@studio.tangram
(11) 5571-3304 (WhatsApp)
Paiva e Passarini Arquitetura
(17) 3235-2618
arquitetura@paivaepassarini.com.br
@paivaepassarini
Pietro Terlizzi
contato@pietroterlizzi.com.br
@pietro_terlizzi_arquitetura
www.facebook.com/pietroterlizziarquitetura
Contato: 11 9 7602-2505
Fonte: Da Redação/Assessoria