A Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos no Mato Grosso do Sul (AGEMS) em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec) e a Universidade Federal (UFMS), apresentou nesta segunda-feira (4), ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran/MS), o resultado final da primeira etapa do convênio de inspeção de segurança veicular realizado em todo o Estado.
O projeto foi realizado pela equipe técnica e operacional da Agência Reguladora com a Fapec sob a coordenação da UFMS. Durante esse período, foram realizados diagnósticos detalhados em empresas do setor, compilando um acervo de relatórios que se tornou a base para entregas inéditas em Mato Grosso do Sul.
Modelo no país, esse case de sucesso foi apresentado em congresso nacional das Agências Reguladoras em São Paulo no último mês e chamou atenção de outras agências pela versatilidade e atuação inovadora de parcerias entre órgãos públicos e entidades acadêmicas envolvidas.
Diretor-presidente do Detran/MS Rudel Trindade e Diretor-presidente da AGEMS, Carlos Alberto de Assis
Diretor-presidente da AGEMS, Carlos Alberto de Assis, destacou a parceria de sucesso durante o último ano e meio e enfatizou a importância deste projeto que vai organizar as mudanças com equilíbrio e embasamento técnico.
“O Detran é referência nacional com vários cases de sucesso, a AGEMS é parceira e temos uma inovação nas mãos. Através do nosso trabalho, vamos entregar um serviço de qualidade e segurança a nossa população”, destaca Assis.
O diretor-presidente do Detran, Rudel Trindade, expressou entusiasmo pela inovação apresentada pela AGEMS, destacando que essa parceria tem entregue produtos novos e abordagens diferenciadas que estão colocando Mato Grosso do Sul passos à frente no cenário do transporte urbano.
O processo
Em todo o Estado, existem hoje 116 credenciadas pelo Detran/MS como Empresas Certificadoras de Veículos (ECV) e 100 Empresas Estampadoras de Placas de Identificação Veicular (EEPIV), que são fiscalizadas pela AGEMS por meio do convênio.
De acordo com o professor doutor Ricardo Turati, o projeto teve a duração de 15 meses de operacional e realizou a implementação de inspeções com foco no visual, não apenas com destaque na conformidade legal, mas também aprimorando o serviço para os empresários do setor. A introdução de boas práticas de ferramentas de gestão foi outro ponto crucial para elevar os padrões de operação.
Qualidade e conhecimento no setor
Com base nos laudos e pesquisas realizados entregues ao Detran/MS, foram elaborados manuais que mostram os pontos positivos e negativos encontrados com a presença de indicadores, ambos são ferramentas essenciais para orientar e mensurar o desempenho de diversas atividades e processos. Os benefícios desses manuais são multifacetados, indo desde a promoção da transparência e padronização até a facilitação da tomada de decisões embasadas em dados concretos.
Além disso, ao proporcionar uma visão clara do desempenho, os manuais com indicadores capacitam as organizações a identificar áreas de melhoria contínua, otimizando eficiência, reduzindo custos e fortalecendo a capacidade de adaptação a mudanças.
O estudo desempenha um papel crucial na conscientização dos cidadãos sobre a condição de seus veículos, e das empresas estampadoras e até as vistoriadoras. Houve notáveis avanços em áreas do cadastramento, proporcionando uma abordagem mais abrangente à segurança veicular.
“Nosso trabalho será de apoio ao Detran, orientando em pontos-chave para dar qualidade ao resultado final. Esse relatório é rico em informações para que o departamento veja a situação real das empresas e o que precisa ser feito. Queremos, neste novo convênio, a avaliação da população para dar equilíbrio. Temos a visão dos técnicos e da diretoria, mas queremos ver a visão da outra parte, dos cidadãos, médicos, avaliando o atendimento e identificando melhorias, além de indicadores por atendimento”, explica o diretor Matias Gonsales.
O projeto não apenas se concentrou em identificar problemas, mas também sugeriu um plano para aprimorar o atual sistema das placas veiculares que não são mais utilizadas entre outras inovações para o futuro.
A parceria inovadora entre a AGEMS e o Detran/MS define um novo padrão na inspeção de segurança veicular, não apenas cumprindo requisitos legais, mas indo além, garantindo um serviço de qualidade e segurança para todos os cidadãos.
Fonte: Da Redação/AGEMS/Fotos: Cleidiomar Barbosa