Notícias

O que fazer com um pilar estrutural na sua sala de estar?

As Arquitetas SP preparam dicas para explorar esse elemento

Na busca constante por espaços de vida mais funcionais e esteticamente agradáveis, é comum deparar-se com desafios arquitetônicos. Um desses desafios frequentes é a presença de pilares estruturais nas salas de estar. Esses elementos, embora essenciais para a integridade da estrutura de um edifício, podem inicialmente parecer obstáculos à criação de um ambiente aconchegante e harmonioso.

No entanto, com um pouco de criatividade e planejamento, é possível transformar esses pilares em pontos focais e até mesmo elementos de destaque na decoração. A arquiteta Luciana Gomes, do escritório AS Arquitetas SP, sugere algumas formas de integrar o pilar ao espaço, sem comprometer a funcionalidade e a estética.

  • Assuma o pilar: se você quer destacar o pilar na sua sala, pode assumir o revestimento de concreto – com todos os devidos tratamentos. “Indicamos sempre deixar o elemento original do pilar em destaque, valorizando a estrutura do imóvel, trazendo um conceito industrial com o aspecto de concreto. Nesse caso, é importante que o pilar esteja em bom estado de conservação e que combine com o estilo do ambiente”, indica Luciana Gomes.
  • Integre o pilar ao mobiliário: você pode usar o pilar como apoio para uma estante, um painel de TV, um aparador ou uma mesa. Assim, você otimiza o espaço e cria uma harmonia visual entre o pilar e os móveis.
  • Toque moderno e ousado: outra forma de valorizar o pilar na sua sala é usar fitas de LED para criar um efeito de iluminação indireta. Você pode instalar as fitas nas bordas do pilar ou em todo o seu contorno, criando um clima mais aconchegante e moderno na sua sala.

As arquitetas SP
Instagram @asarquitetassp

Fonte: Da Redação/Assessoria/oto: Julia Ribeiro Fotografia (@juliaribeirofotografia)

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *