Sempre em busca de dados essenciais para profissionais que lideram grandes operações na área da construção, a PlanRadar conduziu um novo projeto de pesquisa, analisando o nível de digitalização no setor da construção e imobiliário, bem como suas perspectivas de crescimento para os próximos três anos.
O foco da pesquisa foi a natureza evolutiva dos investimentos na construção e tecnologia imobiliária, abrangendo a contratação de perfis digitais e as perspectivas para a digitalização. A análise incluiu respostas de mais de 1.300 profissionais do setor em 15 países, onde a empresa está presente em três continentes diferentes (Europa, Américas e Oceania).
Através desse estudo, foram obtidos dados relevantes, tais como:
97% dos profissionais esperam um aumento nos investimentos em digitalização em suas empresas nos próximos três anos.
Nos últimos três anos, grande parte dos entrevistados relatou não ter percebido um aumento nos investimentos em robótica (82%), impressão 3D (80%), inteligência artificial (75%), realidade virtual (72%) ou BIM (41%).
Nos próximos três anos, 8 em cada 15 países esperam que suas empresas aumentem os investimentos em 5-10%.
Esses dados, entre muitos outros, são ferramentas essenciais para que as empresas do setor avaliem seu desempenho. Aqueles que se sentem atrasados podem buscar inovações, enquanto aqueles que já têm a inovação como parte de seu DNA agora possuem um indicador competitivo, podendo aproveitar ainda mais a vantagem de estar um passo à frente do seu tempo.
“Está claro que a tecnologia precisa ser central para que o setor de construção evolua e entregue novas oportunidades de negócios às empresas. No entanto, para adoção de plataformas avançadas, como IA e VR, a digitalização precisa estar completa. Ao digitalizar sua documentação, as empresas têm a garantia de uma maior organização e otimização dos processos, criando assim oportunidades para o futuro tech”, comenta Henrique Bragança, Country Manager da PlanRadar no Brasil.
Fonte: Da Redação/Assessoria