Dicas para personalizar o novo lar com personalidade e funcionalidade
Ao se mudar para Portugal, é normal que os recém-chegados sintam o desejo de renovar a residência, levando personalidade e adaptando-a de maneira funcional ao estilo de vida dos moradores. Embora possa parecer desafiador, com planejamento é possível garantir que o novo imóvel ganhe características únicas e capazes de transformar o novo local em lar acolhedor.
Comece pelo planejamento financeiro
Ao lidar com uma moeda diferente do real, haverá desafios na busca por materiais e móveis que caibam no orçamento. Portanto, é fundamental que os novos moradores, antes de iniciar a aquisição dos itens, estabeleçam um limite orçamentário já convertido para a moeda local. Dessa forma, a visualização dos gastos durante as compras será simplificada, garantindo um controle mais eficaz.
Escolha de cores
As cores desempenham um papel fundamental na decoração. Optar por tonalidades mais claras e suaves, como branco, bege ou amarelo, não apenas possibilita utilizar elementos minimalistas, mas também contribui para criar a sensação de amplitude no ambiente.
Por outro lado, cores mais vibrantes, como vermelho, azul ou verde, garantem uma personalidade marcante ao espaço, promovendo alegria e adicionando um toque criativo ao cômodo.
Escolha os móveis
A escolha dos móveis pode variar de acordo com o orçamento, estilo de decoração e espaço disponível. Para casas próprias, aquelas que não são alugadas, uma opção é a instalação de móveis planejados, permitindo a personalização das peças e garantindo mais funcionalidade.
Quando o orçamento está mais restrito, a criatividade se torna essencial. Sendo assim, buscar móveis usados em bazares e feiras possibilita aos novos moradores adquirirem peças a preços mais acessíveis, dando-lhes a oportunidade de realizar reformas e personalizá-las de acordo com seu gosto pessoal.
Itens decorativos
Os azulejos são representantes da expressão artística portuguesa há mais de cinco séculos. Por isso, para dar um toque nacional à nova casa, uma opção é utilizar essa tradicionalidade de forma discreta e pontual.
Com o intuito de tornar o novo imóvel um local acolhedor, é recomendável que itens como porta-retratos sejam incorporados à decoração. Além disso, outros objetos afetivos, como presentes de pessoas queridas e objetos pessoais, podem ser expostos na residência.
Escolha dos pisos
Ao escolher os acabamentos, é essencial considerar a praticidade e necessidade de manutenção do material. Por isso, além de optar por acabamentos e cores que combinem com o restante da decoração, é recomendável escolher pisos acetinados, que proporcionam toque sedoso e confortável para ambientes internos.
Dê um toque de brasilidade
Uma boa opção para quem quer manter as origens vivas é utilizar elementos decorativos que remetem ao Brasil. Seja em cores, objetos tropicais, plantas ou na maneira de organização, essa possibilidade garante mais familiaridade e aconchego no novo imóvel.
Fonte: Da Redação/Assessoria/Foto:AleksandarNakic/iStock