Com a tendência no mercado imobiliário de apartamentos cada vez menores, veja dicas de como dar ao ambiente o aspecto mais amplo
Ultimamente a população nos grandes centros mora em apartamentos cada vez menores. A cortina que antes era um item de decoração hoje em dia, além de enfeitar os ambientes, se tornou um item que pode ser usado para dar uma sensação de amplitude no ambiente.
Apartamentos pequenos ou microapartamentos, como são conhecidos, têm atraído muitos brasileiros, principalmente, para aqueles que desejam mais praticidade em seus lares. Com 30% do mercado imobiliário do país, São Paulo é considerada a capital do microapartamento, com menos de 30 m², segundo pesquisa realizada pela plataforma de imóveis QuintoAndar.
Segundo a gerente de produtos da Bella&Co, Tatiana Hoffmann, com itens de decoração como: cortinas, tapetes e almofadas é possível deixar ambientes compactos com uma atmosfera aconchegante e com muito estilo. “Investir em tecidos rústicos e em tons claros, inclusive nas cores das paredes, ajuda a refletir a luz do espaço e traz mais amplitude ao local”, pontua.
Cortinas altas e compridas
Tatiana explica que a escolha certa da cortina vai fazer com que seu ambiente pareça maior. “Invista em cortinas altas e compridas, isso dará a sensação de que a casa é mais ampla. A recomendação é valorizar a vertical, utilizando de preferência uma cortina com comprimento que vá até o chão para”, diz.
Outro ponto importante. Opte por cortinas com tons mais claros e leves. “Ocorre a mesma coisa, o ambiente vai parecer maior. Da mesma forma que uma parede escura passa a ideia de um ambiente menor, com as cortinas a sensação é parecida”.
Acerte na escolha das cores
Além de renovarem o ambiente, as cores podem mudar completamente a noção de espaço dentro da sua casa. Isso porque a percepção de espaço muda conforme a combinação de cores.
Segundo a gerente de produtos, os tons claros, por exemplo, quando aplicados nas paredes e no teto, dão mais amplitude e deixam as áreas parecendo ter dimensões maiores. “É legal usar tons de branco, amarelo claro e bege nas paredes e teto, e tons mais vibrantes no seu piso. Outra opção de composição que dá o efeito de profundidade ao ambiente é pintar uma parede com uma tonalidade mais escura, como azul e no piso uma opção amadeirada e suave, por exemplo”, diz Tatiana.
Invista em móveis sob medida
Em ambientes com metragens reduzidas, cada centímetro mal aproveitado faz muita falta. Por isso, é fundamental que exista um planejamento personalizado para a inserção do mobiliário. Os móveis sob medida facilitam a circulação no ambiente, ocupam cada cantinho dos espaços e tornarão seu dia a dia mais prático”, explica Tatiana.
Fonte: Da Redação/Assessoria/Bella&Co