Segundo arquiteta parceira da Balaroti, cores, estampas, itens simples e até a iluminação são algumas opções para trazer o aconchego do outono para dentro do lar sem gastar muito
A estação das temperaturas mais amenas e da queda das folhas está entre nós! O outono, que começou no dia 20 de março e estende-se até o final de junho, é o período de renovação e transformação da natureza, que nos convida a desacelerar e a apreciar a beleza trazida com a mudança de cores das folhas das árvores, responsável pelos visuais incríveis tão característicos da estação.
As temperaturas mais amenas também são um convite para aproveitar momentos aconchegantes em casa e, por isso, uma decoração acolhedora pode tornar esses momentos ainda mais especiais. A estética e a temática da nova estação não precisam ficar apenas do lado de fora das nossas casas, muito pelo contrário, é possível trazer um pouco do outono para o interior do nosso lar – isso sem precisar realizar grandes reformas e gastando pouco com elementos de decoração.
Foi pensando nisso que a Balaroti, o maior home center do sul do país, uniu-se com a arquiteta Adriana Zanardi para listar algumas dicas simples e sugestões de itens e materiais para você repaginar a sua casa, deixando-a com a cara do outono.
“Não é preciso investir muito para que seja possível celebrar a chegada da nova estação. Mas é importante lembrar que, se você está preparando a casa para uma determinada estação, o direcionamento do investimento deverá ser para peças as quais facilmente serão substituídas ao mudar a estação”, ressalta a arquiteta.
Cores, estampas e tecidos
O outono possui uma paleta de cores bem característica, sendo marcada pelos tons terrosos, como o marrom, o laranja, o amarelo e o vermelho, que representam a transição das folhas das árvores e nos transmitem a sensação de calor e aconchego. Além disso, os tons de verde mais fechados e acinzentados também podem ser usados, pois lembram a natureza em transição.
“Trazer a cor para uma parede de destaque, pintada com uma das cores do outono, pode torná-la o ponto focal da decoração, adicionando calor e personalidade ao ambiente. Considere a iluminação natural e a paleta de cores existente em sua decoração para garantir que a nova cor complemente o ambiente de maneira harmônica”, explica.
Papéis de parede também são uma ótima opção e podem ser combinados de maneira sinérgica com as estampas e tecidos de itens variados como almofadas, mantas, tapetes e cortinas. De acordo com a arquiteta, a ideia é sempre criar uma ambientação que remeta ao aconchego e à nostalgia da estação.
“Padrões geométricos, como chevrons (zigue-zague) e xadrez, utilizados com as cores da estação, podem trazer resultados surpreendentes. Da mesma forma, padronagens florais em tons mais fechados e folhagens que representam folhas secas também podem trazer a natureza da estação para o interior”, pontua Adriana.
Ainda segundo a arquiteta, almofadas e tapetes são ótimos aliados para mudar o ambiente sem a necessidade de investir pesado. “Para as almofadas, misturar tecidos de diferentes cores e texturas, materiais distintos, apliques ou bordados, nos dão infinitas possibilidades de tornar o espaço ímpar. Já os tapetes são peças fundamentais, pois delimitam espaços e arrematam a decoração. Os mais felpudos são perfeitos para trazer o aconchego desejado. Podem ser sobrepostos a modelos de fios mais baixos, sendo os menores sobre os maiores e os mais escuros sobre os mais claros”, acrescenta.
Para quem mora em apartamento ou tem um espaço limitado em casa, a dica de Adriana é escolher um cantinho para criar um ponto focal dedicado ao outono. Nele, é possível fazer pequenas mudanças, incluindo outras peças decorativas além das já citadas, como vasos, potes, e quadros com imagens de paisagens outonais, como florestas com folhas coloridas, com imagens que reflitam a beleza da estação, ou ainda abstratos com tons terrosos.
Aromas e perfumes
Uma atmosfera aconchegante se dá por todos os sentidos e, portanto, para ir além do visual, a dica é apostar em velas perfumadas com suportes decorativos, bem como aromatizadores e difusores de ambientes, que podem ser utilizados em qualquer cômodo da casa. Aromas amadeirados, que evocam a natureza em transição, bem como aromas adocicados como baunilha, canela e maçã podem contribuir para criar uma atmosfera envolvente.
Segundo a arquiteta, outra opção é a utilização de cestos decorativos: “É possível criar arranjos de potpourri com elementos naturais, como flores secas, cascas de frutas, especiarias e ervas aromáticas, colocando-os em cestos decorativos e distribuindo estrategicamente pelo ambiente”.
Iluminação é o ponto-chave
Por fim, Adriana ressalta que a iluminação deve ser um ponto de atenção e pode ser potencializada com itens com como abajures e luminárias:
“A Iluminação dá o tom da decoração”, ressalta a arquiteta. “Opte por iluminação mais suave e indireta, de preferência na cor amarela (cor quente). Luminárias de mesa e abajures podem ser usados para uma iluminação pontual e complementar, para criar o clima aconchegante perfeito para receber a nova estação”, finaliza.
Da construção à decoração
Com 34 lojas espalhadas pelo Paraná e Santa Catarina, a Balaroti consolidou-se como o maior home center do sul do país, oferecendo a linha completa de materiais e produtos para a casa, seja para construir, reformar ou decorar. Além das lojas físicas, todo o catálogo completo de produtos pode ser encontrado, também, no e-commerce, no aplicativo para smartphones e no marketplace da empresa, que reúne outras grandes marcas parceiras para ampliar ainda mais as opções de compra dos consumidores.
Acompanhe a Balaroti:
Site | Instagram | TikTok | LinkedIn
Acompanhe a arquiteta Adriana Zanardi:
Fonte: Da Redação/Assessoria