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Como a Itograss se tornou a maior produtora de grama do Brasil e a segunda do mundo

A empresa é pioneira em diversas inovações e responsável por levar o Brasil da posição de importador ao patamar de exportador de grama

A Itograss começou o cultivo de grama natural em território nacional, na década de 70, com uma ousada meta de ser referência no mercado. Para isso, trouxe uma revolucionária técnica dos EUA e foi a responsável por implementar a espécie Zoysia Japonica no Brasil, batizando-a de grama Esmeralda, que até hoje continua sendo a mais vendida no país.

À frente de várias inovações na gramicultura em território brasileiro, a Itograss foi a empresa que iniciou a produção da grama São Carlos, que, até então, era fruto de extrativismo e introduziu novos formatos de comercialização, divididos em quatro tipos:

(1) Tapete, que não precisa ser enrolado para o transporte, melhorando significativamente a qualidade do produto;

(2) Sprigs, que proporciona um nivelamento perfeito aliado ao baixo custo;

(3) Maxi rolo, que gera uma economia significativa no custo de plantio de grandes obras;

(4) Ready to play, um procedimento capaz de fazer algo até então inédito, que é permitir que o campo fique pronto para o jogo em apenas 24 horas após o plantio. Foi essa técnica, inclusive, que permitiu a realização de diversos jogos no Maracanã, logo após a abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016, levando a Itograss até o Qatar para compartilhar o seu know-how.

Também criou o Centro de Gramados Esportivos para oferecer as melhores variedades de grama e as tecnologias mais inovadoras do segmento. Como resultado, a grama Itograss foi palco dos maiores eventos esportivos realizados no país como os Jogos Panamericanos 2007, Copa do Mundo FIFA 2014 e Jogos Olímpicos 2016. Além disso, está presente nas principais arenas do país como Maracanã (RJ), Mané Garrincha (DF), Mineirão (MG), Morumbi (SP), Mangueirão (PA), Castelão (CE) e Fonte Nova (BA).

A equipe da Itograss é formada por especialistas, ou seja, engenheiros agrônomos que oferecem atendimento técnico aos clientes. “Nosso time tem um propósito claro: contribuir para um mundo mais verde, por meio da produção da grama natural, melhorando assim a vida das pessoas. Por isso, para nós, grama é vida.”, afirma Maurício Zanon, Engenheiro Agrônomo e Gerente Comercial da Itograss.

Líder no Brasil, e uma das maiores empresas do setor no mundo, a Itograss conta com mais de 35 unidades de produção, por isso é a única empresa do segmento capaz de atender com agilidade e eficiência grande parte do país, com diversas opções de grama capazes de corresponder a todas as necessidades e finalidades. Desta forma, está presente em áreas como jardins residenciais, praças, parques, resorts, grandes obras, infraestrutura, rodovias e gramados esportivos.

A produtora possui também um Centro de Pesquisa e Inovação criado com o objetivo de desenvolver novas variedades e aprimorar o processo produtivo. Como fruto desse trabalho, a grama Esmeralda Imperial foi a primeira variedade protegida no mercado nacional, rendendo royalties de diversos países como EUA, México, Austrália e África do Sul e levando o país a outro patamar.

Filiada às principais associações nacionais e internacionais do setor, a Itograss destaca-se também no desenvolvimento de projetos em conjunto com instituições brasileiras como Unesp, Embrapa, Associação Nacional Grama Legal; e internacionais como a Universidade da Flórida, além da afiliação à Turfgrass Producers International para manter constante intercâmbio com a entidade.

O crescimento contínuo é a palavra de ordem da empresa, que tem sido obtido por meio de abordagens de inovações distintas, ou seja, orientadas à mudança organizacional, ao desempenho financeiro e disruptivo com potencial de criar novos mercados. O objetivo é ser uma empresa extremamente relevante, atenta às necessidades dos clientes em constante mudança; e aproveitar o poder de network de um ecossistema gerenciado por parceiros, para trazer as melhores inovações, além de dominar tecnologias de ponta.

“O pioneirismo, investimento tecnológico e a qualidade fazem parte do DNA da Itograss, mas o nosso propósito é ir além. É fazer a diferença na vida das pessoas e contribuir para um mundo mais verde, porque acreditamos que grama é sinônimo de sustentabilidade. E é por isso que dizemos que grama tem tecnologia, tem inovação, tem nome. Grama é Itograss”, conclui Rodrigo Santos, Coordenador do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Itograss.

A Itograss em números

· Mais de 35 unidades de produção;

· Mais de 800 colaboradores diretos;

· Mais de 900 distribuidores autorizados;

· Mais de 40 milhões de m² de grama plantados.

Fonte: Da Redação/Assessoria/Itograss

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