Diferente dos revestimentos convencionais, o novo produto desenvolvido e criado pela empresa pode ser aplicado, removido e reaplicado quantas vezes forem necessárias de maneira prática, rápida e sem danos à superfície ou ao Notpaper
5.5 bilhões de garrafas PET retiradas do meio ambiente, um portfólio com mais de 25 mil produtos e mais de 60 anos de história, são com esses três pilares que a Trisoft, empresa brasileira com DNA marcado pela inovação, modernidade e excelência em produtos sustentáveis, promove uma revolução na indústria de revestimentos tipo vinil e papel de parede com o lançamento do Notpaper.
Pioneira no desenvolvimento de revestimentos funcionais e personalizáveis, a Trisoft partiu em busca de proposta sustentável e de fácil aplicação para substituir os conhecidos materiais adotados para o revestimento de paredes tradicionais. Além de serem produzidos de matérias primas recicladas e 100% recicláveis, sem a utilização de água em sua produção e garantindo aos clientes a logística reversa dos seus produtos, a empresa demonstra a sua expertise tecnológica ao desenvolver o primeiro produto da categoria com características sustentáveis.
“Com o Notpaper, destacamos nossa capacidade de elaborar soluções inovadoras advindas da lã de PET. Além de ser sustentável e permitir a aplicação, remoção e reaplicação sem danificar o produto, também levamos a arquitetos, designers de interiores e até mesmo moradores opções infinitas de estampa pois conseguimos imprimir no Notpaper o que a pessoa desejar”, afirma Maurício Cohab, CEO da Trisoft. Ainda de acordo com Cohab, o recurso da personalização revela como é possível aliar funcionalidade, sustentabilidade, um bom design e, ainda assim, atender aos mais ousados projetos.
Benefícios do Not Paper
Indicado para superfícies que precisam de praticidade e rapidez para a colocação do acabamento, o Notpaper apresenta toque sedoso e agradável, além do acabamento durável, resistente e 100% personalizável. Produzido exclusivamente com matérias primas 100% recicláveis, é autoextinguível, respirável, não mofa e não descola com facilidade.
Com um acabamento perfeito, as folhas não se separam ou descolam com o tempo, além da estampa não desbotar ou manchar. “A possibilidade de remover e reinstalar a mesma folha é algo jamais visto mundialmente no segmento de papéis de parede. Além de gerar economia, o produto não rasga ou deforma, característica que viabiliza os ajustes ou retoques em paredes onde já foi anteriormente aplicado sem a necessidade de substituir as folhas de Notpaper”, comenta Maurício.
Ou seja, em casos de problemas pontuais, não é necessário substituir todo o revestimento existente: basta facilmente remover o Notpaper, solucionar a adversidade e regularizar a parede para recolocá-lo no lugar. “Um processo muito simples, sem bagunça, obra ou qualquer tipo de estresse”, detalha o CEO da Trisoft. No dia a dia, manchas ou sujidades são eliminadas facilmente e sem o risco de danificá-lo. “Oferecemos a tranquilidade do usuário sempre conviver com ‘papeis de parede’ que parecem como novos”, complementa.
Processo de produção sustentável
Para compreender como a Trisoft consegue ser tecnológica e sustentável, é importante conhecer o seu processo de produção. O início desse ciclo produtivo sustentável se dá com a coleta de garrafas PET por catadores, que são enviadas em fardos para reciclagem. Após um processo cuidadoso de seleção, lavagem, moagem e secagem, as garrafas PET se transformam em um produto chamado Flake. Esse material passa então por uma fusão e filtração para eliminar todas as impurezas, sendo bombeado para “chuveiros” com microfuros para determinar a espessura das fibras.
O próximo estágio é a transformação das fibras em cabo, mediante um processo de estiragem, termofixação, crimpagem, secagem e corte. Após a secagem, as fibras são embaladas e estão prontas para serem utilizadas na fabricação de soluções como mantas, painéis, revestimentos e o próprio Notpaper.
Vale reforçar que a Trisoft oferece a logística reversa pós-consumo assegurada e a disponibilidade de reposição a qualquer momento. A Classe de Reação ao fogo dos produtos Trisoft é IIA – Auto extinguível da IT10, conforme instrução técnica do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo.
Sobre a Trisoft
Com mais de 60 anos de história e tradição no mercado brasileiro, a Trisoft usa toda a sua excelência produtiva e gene inovador para atender mais de 100 segmentos industriais, entre eles, arquitetura, construção civil (materiais para piso flutuante e paredes de drywall), palmilhas para calçados, insumos para estofados e colchões, indústria automotiva, filtragem industrial e produtos têxteis, aliando inovação, sustentabilidade, funcionalidade, qualidade e design em seu extenso portfólio.
Com a sustentabilidade em seu DNA, a empresa desenvolve mais de 25 mil itens e usa como principal matéria-prima a lã extraída de garrafa PET reciclada, sem adição de água ou qualquer aditivo químico em seu processo produtivo. Estima-se que a empresa tenha retirado cerca de 5,5 bilhões de garrafas PET do meio ambiente até dezembro de 2023.
Conhecida como a maior empresa com capacidade produtiva de soluções para o conforto sustentável da América Latina, a Trisoft possui três fábricas distribuídas estrategicamente pelo país, em Itapevi (SP), Blumenau (SC) e Fortaleza (CE), um escritório em Dubai e atendimento para toda a América Latina.
Fonte: Da Redação/Assessoria/Trisoft