Higienização correta e recorrente é importante para evitar o acúmulo de resíduos de produtos e tecidos na lavadora
A lava roupas é um dos eletrodomésticos mais utilizados dentro de casa e é um facilitador na dinâmica de organização e limpeza doméstica. Porém, quando não higienizada periodicamente, o dispositivo pode danificar e transmitir bactérias ou sujar as roupas. O uso contínuo acumula resíduos de produtos e tecidos, por isso, a higienização correta é importante.
No que tange aos produtos utilizados para limpeza, os convencionais e ecológicos apresentam resultados diferentes. Os produtos ecológicos, possuem fórmulas naturais que não deixam resíduos químicos no aparelho, diferente do cloro que por ser um produto muito forte pode causar danos na estrutura da máquina ao longo do tempo. Pensando nisso, a especialista em química da marca de produtos de limpeza e autocuidado ecológicos positiv.a, Vanessa Carvalho, separou três dicas de como higienizar a máquina de lavar roupa.
Lavar uma vez por mês
Por acumularem muito resíduo têxtil, é recomendada a manutenção da máquina ao menos uma vez por mês. “As lavagens de roupas liberam microfibras que são fragmentos de plástico na forma de minúsculos cordões ou filamentos, responsáveis por entupir e acumular sujeira ao longo do tempo, por isso é indicado a limpeza mensal”, explica Vanessa.
Ciclo de lavagem
Muitas máquinas já vem com o ciclo de limpeza de tambor, neste caso é recomendado seguir as indicações, mas, caso a sua máquina não possua essa opção, faço o ciclo de lavagem longo e de limpeza pesada. “É importante deixar a água de molho com o produto para que atue nas superfícies da máquina, removendo os resíduos e limpando por completo. Recomendamos produtos que possuam bicarbonato de sódio e o percarbonato de sódio, por exemplo, como o Tira Mancha da positiv.a, que por ter percarbonato na composição, ao entrar em contato com a água fazem uma efervescência visível, sendo mais eficazes. Portanto, certifique-se que o ciclo escolhido tenha a opção de molho longo ou pause por cerca de 30 minutos a 1 hora. Após o tempo de pausa, deixe o ciclo de lavagem ser concluído normalmente”, completa a especialista.
Multiuso para as áreas externas
Para finalizar, a especialista recomenda uma etapa adicional. “Para uma limpeza completa, pode-se usar o multiuso natural para limpar o dispenser. Isso ajudará a eliminar os resíduos do compartimento, o produto também pode ser usado para a parte externa do equipamento”, reforça Carvalho.
Sobre a positiv.a:
A positiv.a é a maior marca ecológica de produtos de limpeza e autocuidado do Brasil. Criada em 2016, a empresa possui linha completa de lavanderia, cozinha, higiene pessoal e autocuidado, com embalagens biodegradáveis de plásticos e papéis 100% reciclados. Certificada pelo Sistema B desde 2017, a empresa já evitou a poluição de 2,3 bilhões de litros de água; adotou embalagens que têm em sua composição amidos e copoliésteres biodegradáveis como PBAT, PLA, entre outros; para produtos líquidos adotou plástico 100% reciclado; reinseriu mais de 66,9 toneladas de plástico virgem e 41,2 toneladas de papel reciclado; além de evitar 128,3 toneladas de descarte em aterros e meio ambiente e reutilizar mais de 1,6 toneladas de rede de pesca.
Comprando de produtores locais, a produção da Positiv.a também gerou mais de R$2,5MM de renda para pequenos produtores. A empresa é comprometida em tornar os produtos sustentáveis mais acessíveis, motivo pelo qual, em 2021, verticalizou a produção e tornou 62% do portfólio com preços equivalentes aos convencionais, preservando a circularidade nas embalagens e promovendo fórmulas ecológicas. Todo esse impacto rendeu à positiv.a o reconhecimento como uma das 10 startups mais conscientes pelo Movimento Capitalismo Consciente Brasil. Recentemente, a marca realizou a maior rodada de equity crowdfunding do país, no valor de R$ 8,3 milhões.
Fonte: Da Redação/Assessoria/positiv.a