Notícias

27º Prêmio Deca: conheça os estudantes vencedores do principal concurso de arquitetura e design do país

Cerimônia de premiação acontecerá na noite do dia 13 de agosto e anunciará os vencedores da categoria profissionais

O júri do Prêmio Deca, principal concurso de arquitetura e design de interiores do Brasil, anuncia os vencedores da categoria estudantes da 27ª edição, que ocorreu de março a junho de 2024. Jovens talentos de todas as regiões do país inscreveram projetos de banheiros, cozinhas e produtos. A premiação é realizada pelo DEXperience, programa de relacionamento com especificadores da Deca, que abrange também as marcas Portinari, Duratex, Castelatto e Ceusa, sendo a Portinari uma apoiadora da iniciativa.

Os melhores trabalhos em 3D, a partir de critérios como originalidade, criatividade e aproveitamento do espaço, foram eleitos pelo corpo de jurados formado pelo premiado arquiteto Gianfranco Vannucchi, na presidência do júri, e nomes como Allex Colontonio, Jader Almeida, Ricardo Bello Dias, Paula Neder, Thais Lauton, Clarissa Schineider e Tuca Reines.

O estudante Renato Togni, de Poços de Caldas (MG), foi o vencedor na categoria Cozinha Residencial, com a Cozinha Umbu: Celebrando a Brasilidade. Um convite à conexão com a natureza e com a cultura brasileira, celebrando sua diversidade por meio da gastronomia e da hospitalidade, a Cozinha Umbu personifica a identidade brasileira, integrando elementos naturais ao design que se harmoniza com o entorno. A madeira e o MDF verde bandeira se destacam, trazendo calor e cor ao ambiente. Suas aberturas conectam os ocupantes à serenidade da natureza exterior. Um pilar simbólico representa a força e a identidade do espaço.

Cozinha Umbu, projeto de Renato Cezar Pereira Togni

A estudante Raquel Amim, de Vila Velha (ES), foi a vencedora na categoria Banheiro Residencial, com a Sala de Banho Éden, um local de luz, aconchego, intimidade, tranquilidade, relaxamento e retorno às origens. Os materiais escolhidos remetem à natureza, com raízes estéticas fundamentadas em pedras naturais, madeira, vegetação e água. Esses elementos combinados com os adornos e espelho reforçam a temática e conferem um espaço integralmente pensado para o bem-estar pessoal dos moradores da residência. A integração do ambiente com a área externa, a partir de aberturas, permite uma conexão visual com a natureza, que prioriza a beleza intocável e a sensação de inserção em um refúgio perfeito. O destaque diferencial do projeto são os produtos Deca que, em cada detalhe, trabalham em harmonia para recriar a essência do Jardim do Éden.

Sala de Banho Éden, projeto de Raquel Butter Amim

Já a estudante Victtória Leonel, de Itapetininga (SP), venceu na categoria Produto, com o tema Chuveiro Arco. Ele foi projetado para combinar a elegância contemporânea com a funcionalidade. Seu design apresenta dois chuveiros paralelos, unidos por um arco central, que adiciona um ponto focal visual e eleva o design do banheiro, proporcionando uma sensação de união, e transformando a simplicidade de um banho em um momento único e íntimo.

Chuveiro Arco, produto de Victtoria Leonel Braga

Nesta 27ª edição, os estudantes vencedores serão premiados com um notebook e combo de licenças para Sketchup e V-Ray, além de um tour imersivo na fábrica da Deca.

Conheça os finalistas da categoria profissionais:

Entre os arquitetos profissionais, os finalistas foram: Vinicius Lacerda, Nildo José de Almeida Souza Filho, Evandro Melato, Leonardo Jesuino Romano de Sousa, Natan Gil do Nascimento, Tais Marchetti Bonetti, Lucas Lemos, Junior Piacesi, Daniela Cianciaruso, Bruno Reis, Leonardo Gabriel Brícola e Gisele Barbosa Vianna Rayol Taranto.

Eles foram desafiados com a nova categoria Ambientes para Viver Bem, a pensar espaços de forma mais sustentável, evidenciando o design como uma ferramenta de reconciliação com o futuro, e promovendo bem-estar ao usuário e ao meio ambiente.

Influenciada pela ascensão da neuroarquitetura – que busca criar espaços que impactam positivamente o bem-estar e o comportamento das pessoas – e outras discussões sobre como estimular as emoções dentro dos ambientes, a marca Deca tem se posicionado como uma provocadora de movimentos de mudança, principalmente na forma como as peças são combinadas.

“A inclusão dessa nova categoria reforça a promessa de Deca com o design para ver e viver. Queremos incentivar os arquitetos, cada vez mais, a aliar forma e função, pensando em promover experiências de conforto sem comprometer os recursos naturais. Este é um compromisso da companhia como um todo e queremos provocar novas formas de tornar isso cada vez mais real e comum nos projetos”, diz Fabiana Melo, gerente de Comunicação, CRM e Projetos das marcas Deca, Portinari e Ceusa.

A cerimônia de premiação será realizada no dia 13 de agosto, às 19 horas, em evento especial para convidados, onde será feito o anúncio dos profissionais vencedores nas categorias Banheiro Residencial, Banheiro CASACOR, Cozinha Residencial, Cozinha CASACOR, Ambiente para Viver Bem, Ambiente Coorporativo e Produto. Para este grupo, o prêmio será uma viagem para a Cidade do Cabo, capital da África do Sul, uma das cidades mais belas e multiculturais do continente africano, referência em design. Além disso, os vencedores participarão de um tour imersivo na fábrica de Deca. A participação no Prêmio Deca oferece ainda pontuações para o DEXperience, programa de relacionamento com especificadores.

Neste ano, o local escolhido para a premiação foi o Faena São Paulo, megaempreendimento recém-lançado na capital, que une hotel, residência e art center, em uma parceria entre a incorporadora Even e a própria marca internacional Faena. Referência em lifestyle e hotelaria de luxo, esse complexo traz a fórmula que já fez história em Buenos Aires, na Argentina, e em Miami (EUA). É um projeto que valoriza a região, ao mesmo tempo que traz soluções inéditas de arquitetura, urbanismo e de moradia, com muita sofisticação e serviços.

Fonte: Da Redação/Assessoria/Deca

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *