Peça que ganhou as prateleiras do país há cerca de 15 anos é hoje uma das preferências em projetos da construção civil, atendendo residências, estabelecimentos comerciais e hotéis. Alta captação, facilidade de manutenção e estética estão entre as características mais ressaltadas por especialistas
Os ralos lineares têm se tornado uma escolha cada vez mais disseminada em projetos de design de interiores, principalmente em banheiros modernos e áreas de bem-estar. Desenvolvido no Brasil há cerca de 15 anos, para atender a uma demanda de mercado que exigia um sistema de escoamento em perfil alongado, a peça se popularizou e hoje é uma das preferências de profissionais do setor construtivo, principalmente pela combinação de estética sofisticada e funcionalidade prática.
“O ralo linear agrega requinte e contemporaneidade a qualquer ambiente, se integrando facilmente com os outros itens do espaço. As opções disponíveis hoje em dia abrem um leque de possibilidades para atender diferentes demandas e para agradar diversos gostos, com alta captação e a garantia de escoamento eficiente ”, afirma a arquiteta Linda Cris Araújo.
A profissional destaca que uma das maiores vantagens dos ralos lineares é o seu design discreto e elegante , que contribui para um visual clean e minimalista, altamente valorizado em projetos modernos. “Muitos modelos oferecem a possibilidade de personalização, com a escolha de acabamentos ou dimensões que melhor se adequam à proposta do ambiente, podendo harmonizar com o piso ou outros elementos”, comenta Linda. É o caso dos modelos da marca Elleve, do Grupo Krona, que oferece oito opções de linhas de ralos lineares (Multimaster, Tiny, Royal, Smart, Versatile, Infinity, Infinity Slim e Infinity Plus), com diversos tamanhos e cores de acabamento, incluindo o oculto, que traz fluidez para o revestimento.
A facilidade de manutenção é outro fator que coloca o ralo linear entre as preferências do mercado. Sua estrutura permite a remoção de resíduos de maneira prática e rápida, mantendo a higiene do sistema de escoamento e, consequentemente, a segurança da saúde de quem usa o ambiente. “Esse quesito é especialmente considerado no caso de hotéis, nosso carro-chefe em projetos de arquitetura, porque esse tipo de construção demanda uma estrutura que tenha limpeza rápida e eficiente, pela rotatividade de pessoas nos cômodos”, lembra a arquiteta, ressaltando, ainda a questão da segurança em ambientes molhados : por terem uma área de captação maior, ralos lineares reduzem o acúmulo de água e minimizam o risco de escorregões e quedas, principalmente em banheiros e salas de banho.
“Nos ralos lineares Elleve para área interna, todas as peças foram projetadas com uma queda interna para melhor escoamento. Além disso, podem receber dispositivos que potencializam a segurança, como a Grade Retentora, que evita entupimento, e o Fecha Ralo, que inibe a passagem de insetos, escorpiões, aranhas e roedores que porventura podem estar nas tubulações”, esclarece Regina Sardanha, diretora comercial e marketing da Elleve.
Outra vantagem significativa dos ralos lineares é a versatilidade na instalação . Eles podem ser instalados em diferentes tipos de revestimentos e em diversas configurações de piso, desde cerâmica até pedras naturais. Essa flexibilidade permite que esse tipo de sistema de escoamento se adapte a uma variedade de estilos de banheiros, atendendo tanto a demandas estéticas quanto funcionais. “Nas linhas da marca Elleve, oferecemos ainda outras características vantajosas na instalação dessas peças. Todos os modelos se ajustam à altura do piso e possuem abas de segurança que evitam infiltração”, explica Regina.
“O ralo linear proporciona uma experiência diferenciada tanto para os profissionais da construção, que escolhem essa peça para compor seus projetos, quanto para o consumidor final, que vai usufruir dos benefícios de um sistema de escoamento eficiente e seguro. Com a Elleve, chancelamos nossa proposta de oferecer ainda mais requinte e durabilidade neste item indispensável quando pensamos em sistemas de escoamento”, afirma Fernando de Oliveira, presidente do Grupo Krona.
Fonte: Da Redação/Assessoria