Construir Reformar

Não aguenta mais o calor? O barulho incomoda?

Veja como esquadrias podem aumentar o isolamento térmico e acústico

Quando falamos em conforto dentro de uma casa ou escritório, poucas pessoas associam esse bem-estar ao tipo de esquadria (peças de alumínio, ferro, PVC e madeira, que emolduram e se encaixam em vãos, como portas e janelas) escolhida.

Entretanto, as janelas e portas que instalamos nos ambientes têm um impacto significativo na proteção contra variações de temperatura e ruídos. A evolução tecnológica no setor da construção civil, especialmente no que diz respeito às esquadrias, trouxe melhorias em termos de isolamento térmico e acústico, elevando a qualidade de vida de quem habita ou trabalha nesses espaços.

O papel dos materiais

Os tipos de materiais utilizados nas construções influenciam diretamente sua capacidade de isolamento. Esquadrias de alumínio com ruptura de ponte térmica, por exemplo, possuem uma camada de isolante entre a parte interna e externa da estrutura. Isso significa que, tanto no calor extremo quanto no frio intenso, a temperatura interna do ambiente se mantém mais estável.

Já o PVC amplamente por ser um péssimo condutor de calor, cria uma barreira natural contra a transferência de temperatura externa, tornando o ambiente interno mais agradável. Além disso, o material também age como um bom isolante acústico, especialmente quando combinado com vidros especiais.

Esquadrias de madeira continuam sendo uma excelente escolha em termos de isolamento térmico, graças às suas propriedades naturais. Quando tratadas adequadamente também são eficientes para bloquear ruídos.

Vidros de alta tecnologia

Para garantir uma boa vedação térmica e acústica, a escolha do vidro é outro ponto importante. Os duplos ou insulados são os mais eficazes quando o objetivo é impedir a troca de calor entre o interior e o exterior. A camada de ar ou gás entre as duas lâminas de vidro age como uma barreira que bloqueia a passagem da temperatura.

No quesito acústico, o vidro laminado é a melhor escolha. Composto por camadas intercaladas com películas plásticas, ele consegue bloquear grande parte dos sons externos, sendo ideal para construções em áreas urbanas e próximas a rodovias.

Vedação adequada: um detalhe essencial

Por mais modernos que sejam os materiais e vidros escolhidos, de nada adianta se a vedação das esquadrias não for bem executada. Um dos grandes segredos para o sucesso do isolamento térmico e acústico está nos detalhes. Borrachas e espumas quando instaladas corretamente nas frestas de portas e janelas evitam a entrada de ar e som, funcionando como uma barreira invisível.

Conforto e economia

Investir em esquadrias de qualidade é também uma maneira de economizar a longo prazo. Em regiões com temperaturas extremas, o isolamento térmico eficaz reduz a necessidade de ar-condicionado ou aquecimento, resultando em menor consumo de energia. Já o isolamento acústico melhora a qualidade do sono e a produtividade em ambientes de trabalho, impactando diretamente a saúde e o bem-estar.

Ao optar por materiais e técnicas de vedação adequados, é possível transformar um ambiente, tornando-o mais agradável, silencioso e energeticamente eficiente. Quando for reformar ou construir, lembre-se que escolher bem pode ser a diferença entre a paz e o caos. (*Por José Netto)

Sobre José Netto

O Especialista José Netto, com mais de 10 anos de experiência em esquadrias de alumínio, certificado na venda e instalação de películas inteligentes, sendo parceiro homologado da Exclusif Películas Inteligentes. Com vasta experiência no setor, ele se dedica à aplicação de tecnologias que trazem conforto e modernidade a ambientes residenciais e corporativos. Sua expertise em integrar soluções tecnológicas com sistemas automatizados permite que clientes controlem a opacidade dos vidros com facilidade, além de contar com seu profundo conhecimento na escolha e instalação de esquadrias de alumínio. José Netto é referência no mercado, atendendo a uma clientela que busca aliar design, funcionalidade, sofisticação e alta tecnologia em suas propriedades.

Fonte: Da Redação/Assessoria

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *