Com tom vermelho suave e sofisticado, o lançamento conecta as pessoas à identidade brasileira ligada à terra e aos saberes ancestrais
Maior indústria de tintas do Brasil com capital 100% nacional e a terceira maior do país em volume de produção, a Tintas Iquine lança a Cor do Ano 2025 intitulada “Forró”. O vermelho terroso eleito é uma cor que sugere uma reconexão com a terra, a natureza e o orgulho das raízes brasileiras.
Inspirada por elementos naturais como o Pau Brasil, o açaí, o jamelão e as terras vermelhas do cerrado, “Forró” invoca a necessidade de se buscar pertencimento e equilíbrio em meio a um cenário mundial cada vez mais instável. Facilmente encontrada no artesanato e na arte popular brasileira, a cor traz autenticidade aos ambientes, resgatando e valorizando elementos das culturas locais, imprimindo personalidade e levando sempre em consideração temas importantes como a consciência sustentável e a reconexão com a natureza.
A escolha foi feita por meio de uma pesquisa detalhada conduzida pela Tintas Iquine em parceria com a Justine Fox, um bureau de tendências britânico especializado em identificar tendências globais. O processo de escolha vai muito além da estética e leva em consideração tendências sociais e econômicas, culturais e até geopolíticas que estão moldando o comportamento no mundo. Em 2025, é esperado se ver um mundo em busca de reconexão com o essencial, onde as pessoas querem se sentir enraizadas e conectadas à sua origem, enquanto enfrentam um cenário de incertezas e transformações rápidas.
A gerente de Marketing e Inovação da Tintas Iquine, Magaly Marinho, explica que a escolha reflete o momento em que a crise ambiental e o cenário político de instabilidade fazem com que as pessoas busquem mais segurança e conforto, especialmente no lar, ambiente que oferece refúgio, bem-estar e regeneração. “Empática e calorosa, ‘Forró’ reflete a força e a resiliência necessárias para enfrentar os desafios futuros, ao mesmo tempo em que promove o luxo tranquilo de se estar em casa”, afirma.
Combinações
A Iquine preparou diversas paletas e composições, expandindo o uso das cores além das paredes, trazendo-as como possibilidades na decoração e em objetos de design. As cores complementares foram selecionadas com o objetivo de criar uma harmonia que permita diversas interpretações e aplicações em projetos de decoração. Cada cor foi escolhida por sua capacidade de complementar o tom terroso de “Forró”, trazendo equilíbrio e contraste ao mesmo tempo. Essas combinações foram pensadas para oferecer uma flexibilidade que atenda a diferentes estilos de decoração, indo do minimalista ao vibrante.
O processo de seleção envolveu um estudo detalhado de como essas cores interagem entre si e como podem ser utilizadas em diferentes ambientes para transmitir emoções variadas. A ideia é que essas cores ofereçam uma base versátil para que designers e consumidores possam criar ambientes diversos.
“Forró” é um tom ideal para transição, perfeito para misturar ambientes internos e externos, onde é possível criar impacto e aumentar a intensidade visual do verde complementar de um jardim exuberante ou das plantas de varanda. Ela promove relaxamento ao mesmo tempo que imprime uma presença marcante. Segundo Magaly, ela reforça o senso de pertencimento e representa as relações humanas entre as pessoas, com outras espécies e o planeta. “A cor nos convida a pensar em uma sociedade mais justa e igualitária, enaltecendo valores como inclusão, acolhimento e empatia.”, conclui.
A campanha de lançamento da Cor do Ano 2025 da Iquine conta com filme para internet
Fonte: Da Redação/Assessoria/Iquine