Dados fazem parte de pesquisa exclusiva realizada pela Bella Janela
Pesquisa da Bella Janela, marca do Grupo Bella&CO, principal fabricante de cortinas da América Latina, traz um balanço da venda de cortinas blackout por regiões do Brasil.
O ranking é liderado pelas regiões Norte e Nordeste que, juntas reúnem 37,46% das vendas, seguidas do Sudeste (33,97%), Sul (20,52%) e Centro-Oeste (8,05%), considerando dados da performance de vendas entre janeiro e setembro de 2024.
Os números evidenciam uma das principais características de cortinas deste tipo, capazes de bloquear 100% da luminosidade e que têm se destacado nessas regiões por atender à necessidade de controle de luz solar e temperatura.
Fazendo um comparativo Norte/Nordeste x Sudeste/Sul, segundo Tatiana Hoffmann, Gerente de Produtos da Bella&CO, a disparidade também pode estar relacionada, principalmente, com as estações do ano e a necessidade de controle de luz solar, ou seja, consequentemente, de temperatura nos ambientes. “As cortinas ajudam a bloquear os raios solares no verão, mantendo os espaços internos mais frescos. No inverno, atuam como isolantes, evitando a perda de calor e mantendo o ambiente mais quente. Por isso, em lugares com temperaturas elevadas na maior parte do ano, é comum o uso de cortinas blackout, por exemplo. Já em lugares com temperaturas mais amenas, opta-se por modelos menos densos, para que haja maior entrada da luz”, afirma.
As diferenças regionais impactam diretamente a demanda por produtos, refletindo variações culturais, climáticas e de preferências locais. Por exemplo, no Nordeste, certos itens podem ser mais vendidos do que no Sul, e vice-versa. Essas particularidades estão relacionadas a aspectos como cores, modelos e até medidas dos produtos.
Bella&CO
Com sede em Blumenau (SC), a Bella&CO é considerada a maior empresa de cortinas da América Latina e busca ser referência em decoração para o lar. Com o objetivo de democratizar a beleza e o aconchego aos lares brasileiros a operação atua em três áreas: tecelagem, acabamento e confecção, totalmente verticalizadas para oferecer o melhor custo benefício aos consumidores. A empresa possui quatro plantas fabris, duas na cidade de Blumenau, uma em Anita Garibaldi e outra em Lages, que correspondem a uma área fabril de 100 mil m². Conta com 900 funcionários e gera aproximadamente 500 empregos indiretos.
Fonte: Da Redação/Assessoria/Bella&CO