Decorar Notícias

Artesanato cearense expande pontos de comercialização com 1ª loja da CeArt em SP

O espaço será inaugurado na próxima segunda-feira (2), no Shopping Iguatemi Alphaville

O artesanato cearense segue conquistando novos espaços e, na próxima segunda-feira (2), ganha mais um local de comercialização. O Governo do Ceará, através da Secretaria da Proteção Social (SPS), inaugura, às 18h, a primeira loja da Central de Artesanato do Ceará (CeArt) em São Paulo. O espaço fica no Shopping Iguatemi Alphaville, em Barueri.

Com 715 peças de artesãos de todo o Estado, a loja oferecerá produtos das diversas tipologias artesanais em um dos principais centros comerciais do País. O evento de inauguração contará com a presença da primeira-dama do Estado, Lia Freitas, da secretária da Proteção Social, Onélia Santana, além de artesãs de Barbalha, Palhano e Juazeiro do Norte.

Coordenadora de Desenvolvimento do Artesanato da SPS, Germana Mourão destaca a importância de inaugurar um espaço da CeArt fora do Ceará, bem como de expandir os pontos de comercialização no País. “Ter uma loja nesse local estratégico, que é referência em sofisticação e diversidade, é uma oportunidade única para dar visibilidade aos nossos artesãos e abrir novas portas de mercado. Além disso, isso ajudará a fortalecer a economia criativa do Ceará e a espalhar a nossa cultura pelo Brasil”, frisa.

“O artesanato cearense é reconhecido nacional e internacionalmente pela sua qualidade, autenticidade e beleza. Cada peça carrega não apenas talento, mas também as tradições e a história do nosso povo. Imagina o público paulista, tão ávido por exclusividade e qualidade, tendo acesso a rendas, labirintos, cerâmicas e tantas outras peças maravilhosas que só o Ceará sabe fazer! Essa loja será um marco para a valorização do artesanato como um verdadeiro patrimônio cultural e econômico”, destaca a secretária da Proteção Social, Onélia Santana.

CeArt

Política pública para valorização do artesão, sua identidade, técnica e comunidade, a CeArt promove a geração de emprego e renda a partir de saberes ancestrais.

A Central é coordenada pela Secretaria da Proteção Social e busca assessorar artesãos e artesãs cearenses em todo o processo produtivo. Entre as ações realizadas pela CeArt está a emissão da identidade artesanal, que reconhece os artesãos e seus trabalhos. Este credenciamento concede ao artesão benefícios como a isenção de ICMS, participação em eventos e feiras, qualificação e hospedagem na Casa do Artesão.

Atualmente, a CeArt conta com sete lojas no Ceará, sendo cinco em Fortaleza e duas em Juazeiro do Norte.

Inauguração da loja da CeArt em São Paulo

Quando: 2 de dezembro (segunda-feira), às 18h
Onde: Shopping Iguatemi Alphaville – Alphaville Industrial, Barueri, São Paulo

Fonte: Da Redação/assessoria/Fotos:Mariana Parente/SPS

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *