Construir Reformar

Como calcular o tamanho da cortina para cada cômodo

Aprenda a calcular as dimensões para um ajuste perfeito e aspecto de cortina sob medida

Escolher o tamanho ideal da cortina é essencial para garantir a estética e a funcionalidade do produto em cada cômodo. A Bella Janela, marca do grupo Bella&CO – maior fabricante de cortinas da América Latina, compartilha dicas práticas para ajudar a acertar na escolha.

“Uma cortina adequada além de controlar a luminosidade, proporciona privacidade e até mesmo contribui para o isolamento térmico e acústico do ambiente. Além disso, o cálculo correto das dimensões evita desperdícios e garante um encaixe perfeito com o estilo do espaço”, afirma Tatiana Hoffmann, Gerente de Produtos da Bella&CO.

Cortina blackout Bérgamo Areia

Altura e largura, como medir?

Para facilitar a escolha, primeiro é preciso saber que o tamanho varia se a cortina for de ilhós e deslizante. Sendo de ilhós, o indicado é que a largura da cortina tenha no mínimo o dobro da largura do varão. Por exemplo, se você optou por um varão de 2 metros, a cortina deve ter 4 metros de largura, para ter um franzimento adequado e bonito. Para os modelos com deslizante, deve-se considerar três vezes a largura do varão ou trilho.

Quanto à altura, o indicado é que a cortina fique rente ao chão, com no máximo 1cm de distância, deixando o ambiente mais amplo e sofisticado, com o aspecto de cortina sob medida feita exatamente para cada ambiente. Existem opções que cobrem somente a janela ou com uma pequena sobra ao chão e isso vale para todos os cômodos da casa, vai depender do gosto pessoal.

Para evitar erros comuns, é essencial verificar as medidas das cortinas descritas nas embalagens. “Geralmente, são medidas da cortina esticada, sem franzimento, por isso o tamanho precisa ser maior”, conclui Tatiana. Em relação à instalação, o ideal é centralizar o varão na janela para que as sobras (de no mínimo 15cm para cada lado) fiquem alinhadas.

Fonte: Da Redação/Assessoria/Bella&Co

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *