Garanta uma tarifa mais barata com hábitos e escolhas que favorecem a redução de consumo
A melhor maneira de não sofrer tanto impacto financeiro com as variações da tarifa de energia é economizar e fazer boas escolhas de consumo.
Em 2024 o brasileiro pagou um pouco mais na conta de luz do que estava habituado. Ao longo do ano, a bandeira vermelha foi aplicada à cobrança por dois meses e, em outros dois, houve bandeira amarela. Isso significa que nestes meses o custo foi mais elevado por causa da baixa nos reservatórios das hidrelétricas do país.
Para 2025, é possível adotar metas de redução de custo – mesmo sem ter como prever quais serão as bandeiras tarifárias aplicadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) ao longo do ano. A economia mais efetiva é a aquela que começa no consumo, ao adotar novos hábitos e escolhas.
Confira cinco dicas dos especialistas da Blumenau Iluminação para reduzir o valor da conta de energia em 2025:
Instale sensores de presença
Os sensores são ideais para lugares da casa usados só de passagem, como garagem, hall e corredores. Dessa forma, a luz é acionada apenas quando o sensor detecta circulação de pessoas. É o fim da lâmpada que ficou a noite toda acesa por esquecimento.
Use lâmpadas de LED
As lâmpadas de LED são até 80% mais econômicas em comparação com as halógenas, aquelas de filamento. Quando comparadas às florescentes, a economia é de 30%. Além de consumir menos energia, as lâmpadas de LED têm uma durabilidade longa – algumas podem durar mais de 10 anos, considerando um uso de seis horas acesas por dia.
Escolha dispositivos com tecnologia de luz solar
Não é preciso ter placas solares instaladas em casa para se beneficiar da energia renovável. Investir em dispositivos que usem essa tecnologia já representa uma economia. É possível encontrar luminárias solares para a área externa e até refletores de LED com carregamento solar.
Desconecte os aparelhos da tomada
Os aparelhos que ficam ligados na tomada, mesmo sem estar em uso, continuam consumindo energia. Apesar de ser um consumo baixo, a soma de vários eletrodomésticos na tomada pode ter um impacto na conta. É importante desconectar o que for possível: vale para cafeteira, micro-ondas, máquina de lavar, alto-falante e até carregador de celular.
Aproveite melhor a luz natural
Prepare os ambientes para que a luz natural seja aproveitada durante o maior tempo possível. Evite bloquear a entrada de luz com móveis e opte por paredes e cortinas claras, que deixarão todo o ambiente mais iluminado. Vale também lembrar do básico: manter as janelas sempre abertas adia a necessidade de acender a luz.
Sobre a Blumenau Iluminação
Com sede na cidade de Blumenau, em Santa Catarina, a Blumenau Iluminação é uma gigante do setor de iluminação no Brasil. Foi fundada há 46 anos por Orlando Zeno Pamplona, que começou a fabricar luminárias coloniais, e hoje é referência em luz para ambientes residenciais e comerciais. A empresa produz e importa itens para iluminação interna e externa e está presente em lojas de todo o Brasil, além de exportar para mais de 10 países. Com a linha Infinity Smart Light, oferece soluções inteligentes de automação, como ligar e regular a luz por assistente virtual ou aplicativo de smartphone. Desde 2017, a marca Germany Iluminação Externa faz parte da empresa, sendo referência em iluminação para ambientes abertos.
Fonte: Da Redação/Assessoria/Blumenau Iluminação