“Este tipo de estrutura é pioneira no Brasil para um prédio residencial e, para mim, isto é o mais poderoso de todo este projeto” destaca o renomado arquiteto e urbanista Márcio Kogan, do Studio mk27, sobre o residencial que será construído no Estaleirinho, praia agreste da cidade catarinense de Balneário Camboriú, e que será lançado pela Blue Heaven. Além do uso das madeiras brasileiras, 100% certificadas, o projeto prevê embasamento em concreto ‘ciclópico’ com grandes pedras que se incorporam à estética e 6 apartamentos exclusivos.
A praia agreste de Balneário Camboriú, o Estaleirinho, cobiçada pelas belezas naturais e, ao mesmo tempo, pela proximidade com a área central da cidade com metro quadrado mais valorizado do Brasil, vai ganhar uma obra prima do renomado arquiteto e urbanista Marcio Kogan e Samanta Cafardo, co-autora do projeto. Além da fachada incomum que, com o uso de estruturas de madeira e grandes blocos de pedra se camuflam à natureza, terá suas áreas de lazer e privativas moldadas para proporcionar a sensação de viver integrado ao meio. Unidades exclusivas com até 312 m2 terão piscinas orgânicas privativas e grandes terraços com “super jardins”, grandes portas envidraçadas que conectam com as varandas e áreas comuns e de lazer que seguirão o mesmo princípio. O projeto de 3 pavimentos e 6 apartamentos se complementa à vegetação local e a restinga se une aos belos jardins para conexão direta com a praia.
O empreendimento será construído pela Blue Heaven e será o primeiro do litoral norte de Santa Catarina assinado pela arquiteta Samanta Cafardo, co-autora do projeto, e o urbanista Marcio Kogan. O profissional é reconhecido no mundo pelo seu trabalho autoral, a exemplo de obras em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Rico, Bahamas, Maldivas, Estados Unidos e Europa.
Para Balneário Camboriú, o mais novo projeto do Studio mk27, de Kogan, traz a filosofia a da construtora focada em conforto, sofisticação e total harmonia com o meio ambiente, utilizando a natureza como protagonista. No caso do projeto para o Estaleirinho, foi moldado para um terreno de 1.852m², e cerca de 60% dele terá sua biodiversidade preservada.
Estrutura sustentável
A estrutura do empreendimento é destaque e será feita com madeiras pinus de reflorestamento, 100% brasileiras e com certificação. “Este tipo de estrutura é pioneira no Brasil para um prédio residencial e, para mim, isto é o mais poderoso de todo este projeto. E as inspirações são com base na nossa própria arquitetura, sempre em busca de novos caminhos”, afirma o arquiteto.
“As proporções horizontais, a leveza das estruturas, por exemplo, são elementos que sempre constam nos nossos trabalhos, como também espaços amplos, arejados e ensolarados, e essa conexão entre interior e exterior”, afirma Samanta Cafardo.
O sistema estrutural é formado por madeiras laminadas coladas (MLC) que, com esta técnica, ganham resistência às intempéries e rigidez para a construção deste estilo de imóvel que, ao longe, parecem ‘lajes suspensas’, mas se trata de um recurso arquitetônico utilizado pelo Studio mk27 para dar mais leveza à construção e ‘soltam’ um pavimento do outro.
O embasamento, pavimento que toca o solo, do edifício será em concreto ciclópico, técnica que combina grandes blocos de pedra com concreto, proporcionando uma base sólida, durável e complementa a estética inusitada da fachada já que será totalmente visível tanto internamente, na área da garagem, quanto externamente. Ainda, o projeto tem assessoria da Rewood, empresa brasileira especializada em soluções estruturais em madeira engenheirada.
“Desejamos lançar na cidade um empreendimento que traga autenticidade e sofisticação: um prédio baixo, cercado por verde, que se integra harmoniosamente à paisagem. Não é um empreendimento que busca destaque, pois sua proposta é se fundir ao ambiente natural. Trata-se do primeiro projeto do gênero no litoral norte, concebido para valorizar a natureza ao seu redor, sem agredi-la”, afirma Kogan.
“Este empreendimento representa o compromisso da Blue Heaven Empreendimentos em criar espaços que se integram aos elementos da natureza, assim como os residenciais Infinitá Treehouse, em Itajaí, e o Monolyt e o Aquos também em Balneário Camboriú. Ao invés de se destacar pela imponência, o Estaleirinho traz a beleza da praia em evidência e oferece uma experiência única de qualidade de vida”, comenta Fabrício Bellini, CEO da Blue Heaven Empreendimentos.
Blue Heaven Empreendimentos
Fonte: Da Redação/Assessoria/Blue Heaven Empreendimentos