Entenda como prevenir sua casa do aparecimento de mofo – e como se livrar dele caso apareça
O mofo é uma formação de diversos tipos de fungos, que se reproduzem em ambientes com pouca luz e ar e bastante umidade. Esse microrganismo que se forma não é visível a olho nu: as formações escuras que podem ser vistas pelos cantos da casa são apenas as suas estruturas.
São essas condições que geralmente causam o aparecimento dos mofos: ambientes e locais pouco arejados, escuros e com umidade. Durante o período de chuvas em excesso, é mais comum que dentro dos armários, a parte de trás de guarda-roupas, entre outros cantos da casa que recebem menos atenção sejam infestados pelo mofo.
Mas como prevenir o aparecimento? E depois que aparecem, como se livrar dele? Camila Shammah, gerente de produtos da Camesa, marca especializada em desenvolver e comercializar artigos de cama, mesa e banho, traz dicas de como manter a casa livre de mofos em ambas as circunstâncias.
Prevenção
Eliminar as causas de aparecimento – logo, aumentando a circulação de ar no ambiente, sem umidade e mantendo sempre limpo – é uma ótima maneira de evitar que o mofo apareça na casa. De mesmo modo, sugerimos realizar o controle da umidade em ambientes menores, como armários e guarda-roupas, utilizando potes de cal ou bicarbonato de sódio, ou mesmo pedaços de giz para absorverem os líquidos.
Caso seja um problema recorrente, é importante identificar a causa e o local central da umidade, e mesmo realizar a impermeabilização das fundações da casa, especialmente de mais antigas. No caso de reformas, invista em produtos como materiais de construção e tintas antimofo.
Remediação
No mercado existem diversas opções de produtos que agem para proteger a fundação da casa como a mobília, mas também limpam e eliminam o mofo da casa.
Parte do processo de limpeza é deixar o ar circular, se utilizando também da luz solar como aliada para evitar o retorno. Lembre-se de utilizar luvas de borracha, óculos protetores e máscara facial para se proteger.
Para saber mais, acesse: www.camesa.com.br
Siga a Camesa: @camesaoficial
Fonte: Da Redação/Assessoria/Camesa