Uma prática comum por gerações na hora da limpeza é recorrer a receitas caseiras para os mais diversos fins, inclusive para remover manchas de toalhas e peças de roupa. Misturinhas com ingredientes como vinagre branco, limão e bicarbonato de sódio são as mais populares, no entanto o uso dessas soluções não só não tem garantia de eficácia como também pode causar danos à saúde de quem utiliza.

“Embora as pessoas acreditem na eficácia resultante da combinação de produtos diferentes, essas misturinhas não proporcionam uma limpeza eficiente, exigem um esforço maior para enxaguar, podem deixar resíduos que comprometem o tecido das roupas, não remover a mancha ou, pior, ocasionar novas manchas”, explica Jacqueline Morais, Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento na Reckitt Industrial, fabricante da marca Vanish.
Durante o desenvolvimento de produtos saneantes, inúmeros testes e combinações de ingredientes em várias dosagens são realizados para avaliar a efetividade da fórmula, além da sua segurança ao consumidor. Quando misturamos ingredientes por conta própria, as dosagens e a interação entre ingredientes podem gerar gases tóxicos, gerar intoxicação, alergias e até mesmo acidentes domésticos .
A junção de água sanitária e amaciante ou vinagre, por exemplo, resulta na liberação do gás cloro (Cl2), que possui efeitos asfixiantes e tóxicos que, mesmo em pequenas quantidades, pode ocasionar problemas de respiração, ardência nos olhos e ainda provocar queimaduras. Já sabões, detergentes e itens à base de amoníaco levam à formação de cloraminas danosas.
Segundo Jacqueline, a opção mais segura e eficiente é utilizar os produtos desenvolvidos por fabricantes especialistas e seguindo o modo de uso descrito nas embalagens. “Produtos à base de cloro também devem ser mantidos longe das roupas. Além de manchar as peças coloridas, o cloro desgasta as fibras do tecido mais rapidamente. O indicado é usar alvejantes seguros, que além do cuidado com o branco ou as cores dos tecidos, neutralizam odores e desinfetam os tecidos durante a lavagem”, reforça.
Vanish
Mais informações em: Tiktok (@vanishbrasil) e Instagram (@vanish_brasil)
Da Redação/Assessoria/Vanish