Confira dicas para economizar água, reduzir desperdícios e adotar hábitos mais conscientes no dia a dia
Incorporar hábitos mais sustentáveis ao nosso cotidiano pode parecer simples, mas faz uma grande diferença a longo prazo. A sustentabilidade vai além do consumo consciente de água – pequenas mudanças na rotina doméstica também podem ajudar a reduzir o desperdício de energia e outros recursos. Com atitudes básicas, é possível tornar a casa mais eficiente e contribuir para um futuro mais sustentável.
Confira algumas sugestões para começar essa transformação:
Considere adquirir uma lava-louças: Estudos da Sabesp indicam que a lava louças economiza até 6x mais água que a lavagem manual na pia¹. Segundo Jacqueline Morais, Gerente de Pesquisa & Desenvolvimento da Reckitt Industrial, detentora da marca Finish, investir no eletrodoméstico é uma forma prática e eficiente de reduzir o consumo de água sem abrir mão de uma limpeza de qualidade. “Além de economizar água, a lava-louças otimiza o tempo, permitindo que as pessoas aproveitem mais momentos de lazer e em família”, explica.

Troque suas lâmpadas por LED: Lâmpadas LED consomem até 80% menos energia do que as incandescentes e, além de reduzir o consumo energético, exigem menos trocas ao longo dos anos, diminuindo o descarte de materiais e ajudando a reduzir o impacto ambiental. Para otimizar ainda mais a economia, prefira modelos de LED com selo Procel de eficiência energética e utilize sensores de presença ou temporizadores em áreas de uso ocasional, como corredores e áreas externas.
Aproveite ao máximo a luz natural: Pequenas mudanças na disposição dos móveis e cortinas podem fazer toda a diferença no aproveitamento da iluminação natural dentro de casa. Posicione mesas de trabalho e leitura perto das janelas e opte por cortinas leves ou persianas ajustáveis para controlar a entrada de luz sem bloquear totalmente a claridade. Além de reduzir o consumo de energia elétrica durante o dia, essa prática também melhora a ventilação dos ambientes, diminuindo a necessidade do uso de ventiladores e ar-condicionado, o que contribui para uma casa mais fresca.
Reduza o desperdício na cozinha: O preparo das refeições pode ser mais sustentável com algumas mudanças simples! Opte por consumir alimentos da estação, que exigem menos recursos naturais para serem cultivados, e planeje melhor as compras para evitar excessos que podem levar ao desperdício. Além disso, aproveite integralmente os ingredientes sempre que possível – talos, folhas e cascas de muitos alimentos são ricos em nutrientes e podem ser utilizados em receitas como caldos e sucos. Para minimizar o descarte, armazene as sobras corretamente em potes herméticos ou congele porções para consumo posterior.
Evite o desperdício de energia com eletrodomésticos: Muitos aparelhos continuam consumindo eletricidade mesmo quando não estão em uso, um fenômeno conhecido como “stand-by”. Para evitar esse consumo desnecessário, desconecte carregadores, televisores e outros eletrônicos da tomada sempre que possível para poupar energia.
¹ Economia de água baseada em dados de mercado (Sabesp/Instituto Falcão Bauer/IBGE)
Da Redação/Assessoria/


