Notícias

Casa da Mata Itu, projetada por Gilda Meirelles Arquitetura, valoriza o declive e vista para a mata com materiais atemporais

Integração com a paisagem e fluidez espacial marcam a casa de campo projetada no interior de São Paulo

Localizada em Itu (SP), a Casa da Mata foi concebida para abrigar uma família com três filhas pequenas em um refúgio aconchegante no campo. Assinada pelo escritório Gilda Meirelles Arquitetura, a residência adota soluções contemporâneas em diálogo com o local, através de referências às casas de campo brasileiras, com uso expressivo de materiais naturais, como pedra, madeira e telhas cerâmicas.

Implantada em um terreno com acentuado desnível voltado para a mata, a casa organiza-se em dois volumes principais, posicionados em “L”. Enquanto um abriga os ambientes sociais – estar, jantar, cozinha integrada e terraço com churrasqueira – em relação direta com a área externa da piscina, o outro concentra as cinco suítes, todas com acesso independente e voltadas para o jardim. Entre os volumes, forma-se uma área comum exterior, que articula a vida interna com a natureza ao redor.

O desnível natural do lote foi aproveitado como estratégia de projeto: o volume dos dormitórios está um metro acima do bloco social, criando uma composição de planos e coberturas sobrepostas, além de proporcionar maior intimidade a área privada da casa. A estrutura mescla telhados de quatro águas com forros planos, intercalados por trechos com cobertura reta, como no hall de entrada e área de serviço, combinação essa que reforça o caráter contemporâneo da construção.

As fachadas alternam grandes panos de vidro, que garantem ventilação cruzada e visual permanente para a vegetação, com planos de pedra, usados estrategicamente para preservar a privacidade nos acessos. Apesar da sensação de solidez trazida pelos materiais, o projeto preserva uma sensação de leveza por meio de soluções como a criação de um elegante vazio entre o telhado e as paredes de pedra, que possibilita uma fita contínua de iluminação natural sob a cobertura.

Com cerca de 700 m² de área construída, a casa busca conciliar coerência programática, conforto térmico e integração com o entorno. A piscina com borda infinita reforça essa conexão ao estender a linha d’água até o horizonte da mata.

Todo o projeto, incluindo arquitetura e interiores, foi desenvolvido pelo próprio escritório. A composição cuidadosa dos materiais, o layout fluido e o diálogo constante com a paisagem resultam em uma residência ao mesmo tempo simples e sofisticada, fiel ao desejo dos clientes e à abordagem do escritório, que prioriza a clareza espacial, conforto e o aproveitamento do contexto natural.

Ficha Técnica

Ano do projeto: 2023
Área construída: 700 m²
Localização: Itu – SP
Fotos: Pedro Marcaro

Sobre Gilda Meirelles Arquitetura

Somos um escritório com um grande número de projetos residenciais no interior e no litoral de São Paulo. Fazemos uma arquitetura contemporânea com traços da casa brasileira, trazendo uma linguagem tropical para os projetos com foco no uso de materiais naturais e integração com a paisagem local, que deixam as edificações bem iluminadas e aconchegantes. Com forte atuação no Brasil, estabelecemos um novo mercado de atuação com a entrada da arquiteta Ligia Meirelles que, após colaborar em escritórios de Londres – onde mora atualmente – traz sua experiência internacional para o escritório, além da captação e execução de novos projetos em solo europeu. Para conhecer mais acesse o site Link.

Da Redação/Assessoria

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *