Construir Reformar

Piso laminado: do luxo europeu aos lares brasileiros

De artigo de luxo sueco à solução sustentável nos lares brasileiros, o piso laminado tem uma trajetória marcada por inovação, design e acessibilidade

O piso laminado, símbolo de elegância e funcionalidade, tem uma trajetória que reflete avanços tecnológicos e adaptações culturais ao longo das décadas. Sua origem remonta à Suécia dos anos 70, quando uma empresa, buscando novas aplicações para materiais laminados de alta pressão, após intensivos processos de pesquisa, concebeu um revestimento de piso inovador.

Piso laminado Ultra – Unique Toledo – Durafloor (Imagem Divulgação)

Este novo material era composto por camadas de fibras de madeira de alta densidade, adornadas com uma película decorativa e protegidas por uma sobreposição resistente a abrasões. Essa composição conferia ao piso laminado uma estética refinada, aliada a uma durabilidade e praticidade superiores às opções tradicionais da época. Nos anos seguintes, avanços na produção e aumento de fabricantes reduziram seu custo, permitindo uma difusão mais ampla para diferentes segmentos da sociedade.

Fábrica da Durafloor em Agudos – SP (Foto Divulgação)

O piso laminado desembarcou no Brasil em 1994 e logo conquistou a preferência dos consumidores brasileiros em busca de soluções que combinassem beleza e praticidade. Em um país que vivia o otimismo econômico pós Plano Real, o setor de construção civil e arquitetura se expandia, criando um ambiente propício para a adoção de novos materiais. Inicialmente considerado um artigo premium, era aplicado principalmente em projetos sofisticados.

Atenta ao potencial do mercado brasileiro, a Durafloor foi pioneira ao iniciar a produção nacional de pisos laminados em 1997. A inauguração da primeira fábrica do país marcou um divisor de águas para o setor, democratizando o acesso a esse tipo de revestimento e impulsionando a inovação local.

Fábrica da Durafloor em Agudos – SP (Foto Divulgação)

A partir dos anos 2000, os avanços tecnológicos na produção e a ampliação da oferta tornaram o piso laminado mais acessível. Instalação ágil, manutenção descomplicada, variedade estética e composição oriunda de florestas plantadas — alinhada aos valores contemporâneos de sustentabilidade – tornaram o produto uma escolha popular.

Hoje, o mercado de pisos laminados oferece uma ampla diversidade de padrões e texturas que atendem a diferentes gostos e necessidades. Além da estética, esses produtos proporcionam segurança para toda a cadeia produtiva. Possuem propriedades antibactericidas e antifúngicas, conforto térmico e acústico, e contam com certificações como a Greenguard, que asseguram ambientes internos mais saudáveis.

“Desde o início, nossa missão tem sido antecipar tendências e oferecer produtos que vão além da estética. Queremos garantir conforto, segurança e sustentabilidade para os lares brasileiros”, afirma Patrícia Cisternas, gerente de Marketing de Produto da Durafloor. “Nossos pisos são pensados para melhorar a qualidade de vida, com design que dialoga com as necessidades reais das pessoas e um compromisso inegociável com a responsabilidade ambiental”, destaca ela.

Sobre a Durafloor

A Durafloor é marca referência no mercado brasileiro de pisos laminados e vinílicos, e faz parte da Dexco, maior casa de marcas do setor de construção, reforma e decoração do Brasil. Com a promessa de marca A base de toda a beleza, a Durafloor oferece soluções em pisos para mudanças leves e descomplicadas, a partir de produtos que aliam estética, qualidade e inovação, com tecnologias que conferem resistência à água, conforto térmico, proteção antibacteriana, antiviral e contra cupim, além de facilidade na instalação. Produzidos a partir de madeira de reflorestamento certificada pela FSC® (Forest Stewardship Council®), os produtos entregam aos consumidores espaços onde se possa viver com tranquilidade e sentir o aconchego pelo toque.

Da Redação/Asessoria/Durafloor

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *