Notícias

Como polinizar manualmente uma Rosa do deserto em 4 passos

Engenheiro agrônomo da Forth Jardim explica como é possível fazer novas mudas da espécie com cores diferentes

A polinização nada mais é do que o processo de transferência do pólen de uma planta para a outra, permitindo posteriormente a fertilização e a produção de sementes, onde na maioria das vezes isso é realizado por um animal (como as abelhas e pássaros), ou pelo vento. Mas você sabia que também existe a possibilidade de realizar este processo de forma manual?

Apesar de parecer algo complexo e que só pode ser feito por um “especialista”, a polinização manual não só é algo que qualquer pessoal consegue fazer, como através dela é possível obter combinações incríveis. O engenheiro agrônomo da Forth Jardim, Ramon Francesco Brusarosco de Morais, explica o passo a passo deste processo, usando como exemplo a Rosa do deserto.

Inicialmente você irá precisar de duas Rosas do Deserto floridas de cores diferentes.

Passo 1: Destaque as pétalas da folha de uma das Rosas do deserto que você possui, até que possa alcançar o “estigma”, que fica presente no interior da flor.

Passo 2: Com o auxílio de um palito de dente, abra este estigma e dentro dele você encontrará o pólen da planta, lembrando que ele é o mesmo que as abelhas pegam para realizar a polinização.

Passo 3: Pegue o seu outro vaso de Rosa do Deserto e faça o mesmo processo de abrir as pétalas da flor até chegar ao seu estigma, para que ela possa receber o pólen que foi retirado da planta anterior.

Passo 4: Realize a fecundação da planta, adicionando o pólen que foi retirado na Rosa do Deserto 1, dentro do estigma da Rosa do Deserto 2.

Feito o processo de polinização, é necessário aguardar de 7 a 10 dias e conferir se o estigma fechou novamente. Se ele realizou este fechamento, é porque ocorreu a polinização.

O resultado obtido será o de novas mudas de cores diferentes.

Veja o Vídeo de todo o processo:

https://www.instagram.com/p/DHD8eZzIaWn

Forth Jardim

@forthjardim_oficial
https://forthjardim.com.br/

Da Redação/Assessoria/Forth Jardim

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *