Arquiteto da Espaço Smart ensina como adaptar os ambientes para as temperaturas mais baixas da estação com soluções eficientes
Com a chegada do inverno no hemisfério sul, as temperaturas começam a cair e com elas surge também a necessidade de readequação dos ambientes domésticos. Nesta estação, é natural que as famílias priorizem o conforto térmico e busquem soluções práticas na tentativa de tornar a casa mais acolhedora durante os meses mais frios do ano.
Segundo o gerente de arquitetura da Espaço Smart, maior ecossistema de steel frame da América Latina, Rômulo Costa, a brusca queda nas temperaturas exige um planejamento para transformar o lar em um espaço funcional e preparado para o frio. “O inverno é o momento ideal para repensar os ambientes da casa. Trazendo como foco aproveitar o lar e a família, a estação pede por um ambiente que valorize o bem-estar e o aconchego”, afirma o executivo.

Pensando nisso, o especialista listou cinco dicas práticas para aquecer sua casa e os ambientes sem depender apenas de aquecedores ou cobertores. Confira:
- Aproveite a luz natural e mude a iluminação
Abrir as janelas nas primeiras horas da manhã, quando o sol ainda está suave, pode aquecer naturalmente os ambientes. Isso vale especialmente para quartos e salas que recebem luz direta. Além disso, trocar momentaneamente lâmpadas frias por opções de luz quente (tonalidade amarelada) transforma a sensação térmica dos espaços. “Essa é uma mudança simples, mas eficiente. A luz natural e uma iluminação quente ajudam a criar ambientes mais acolhedores e produtivos ao mesmo tempo”, explica Costa.
- Invista em construção com steel framing
Para quem está pensando em construir ou reformar no período, o sistema de steel framing é uma alternativa moderna que oferece vantagens térmicas. O método utiliza estruturas de aço e placas de fechamento que permitem a inserção de isolantes como lã de rocha, lã de vidro ou lã de PET, garantindo eficiência energética. “Além da rapidez na execução, o steel frame permite soluções de isolamento muito superiores à alvenaria tradicional”, afirma Rômulo. “Isso reflete diretamente no conforto dos moradores durante as temperaturas mais baixas do inverno”, complementa.
- Escolha esquadrias de PVC
As esquadrias de PVC são outras aliadas potentes no controle térmico do ambiente. Com baixa condução de temperatura, essas alternativas estruturais ajudam a bloquear o frio externo e ainda contribuem para o isolamento acústico.“É uma escolha que vale tanto para o inverno quanto para o verão, pois ajuda a manter a temperatura interna estável, reduzindo custos com climatização”, recomenda o especialista da Espaço Smart.
- Monte uma cabeceira confortável
Em dias frios, o contato com paredes geladas pode ser desconfortável, especialmente durante as baixas temperaturas da madrugada. Contar com uma cabeceira estofada, mesmo que provisória, pode ser uma solução prática para criar uma barreira térmica e melhorar o proveito do momento de descanso. “Cabeceiras estofadas vão além do aspecto estético, funcionando como uma proteção térmica nas noites mais frias. É um detalhe que faz diferença na rotina”, pontua Costa.
- Aposte em mantas, tapetes e almofadas
Os decorativos têxteis são peças-chave para compor ambientes quentes. Tapetes ajudam a isolar o frio do piso, enquanto mantas e almofadas em tecidos mais encorpados, como lã e tricô, elevam o conforto em sofás, poltronas e camas. Tal estratégia não exige grandes investimentos e pode ser adaptada ao estilo de cada espaço. “A escolha dos materiais e estampas corretos pode transformar a experiência de passar o inverno em casa, tornando-a mais aconchegante”, conclui o executivo.
Da Redação/Assessoria