Solução que otimiza a organização na bancada tem conquistado cada vez mais espaço nos projetos
Com metragens cada vez menores em meio a uma rotina bastante corrida, as cozinhas cada vez mais necessitam de soluções criativas, capazes de otimizar a sua organização, mas sem sobrecarregar o espaço visualmente.
É nesse contexto que um produto tem feito grande diferença no dia a dia da cozinha: o canal organizador. Você já tinha ouvido falar sobre? Disponível em diferentes tamanhos, cores e formatos, ele pode desempenhar múltiplas funções.

Para explicar o que é um canal organizador, como ele funciona e por que ter um na cozinha pode ser uma boa escolha, consultamos a GhelPlus, marca que é referência nacional nesse e em outros produtos para cozinhas e lavanderias.
O que é um canal organizador?
Mais conhecido como a famosa “calha úmida”, o canal organizador é uma espécie de cuba auxiliar instalada nas proximidades da principal, normalmente atrás ou ao lado dela, feito em materiais resistentes como aço inox e que também conta com uma válvula para escoamento d’água.
Diferente de uma cuba convencional, o canal organizador é especialmente projetado para o uso com acessórios, que podem acompanhar ou não o produto na compra, de modo que você também possa escolher o que prefere usar.
“Os acessórios mais comuns para canais organizadores são os escorredores de pratos, copos e talheres. Eles substituem aqueles escorredores aramados tradicionais, que ocupam muito espaço na bancada. Mesmo nas opções fixadas na parede, acaba não sendo tão prático e higiênico, porque a pia fica constantemente molhada”, explica Melissa Rossini, gerente de marketing da GhelPlus.
Por que ter um canal organizador na cozinha?
Como o próprio nome sugere, o principal benefício deste produto é a organização na cozinha. Mesmo com o uso de escorredores de bancada tradicionais, é comum que louças fiquem espalhadas pela pia, atrapalhando o preparo das novas refeições.
É sabido que toda essa “bagunça” no visual também influencia o humor, realçando sensações indesejáveis de ansiedade e frustração. O canal contribui com um visual mais limpo por meio de um design que não sobrecarrega, pelo contrário, dialoga junto a outros elementos com a decoração do espaço.
O canal organizador também é uma maneira de ter à mão somente a louça necessária para apoiar as refeições daquele dia, evitando que você tenha que tirar dos armários pratos, copos e talheres todos os dias além do necessário.
A higiene na bancada é outro importante aspecto a se considerar. Por conta da válvula, os canais organizadores escoam a água da secagem das louças mais rapidamente. Eles facilitam a higienização ao concentrar a água dos escorredores em um só lugar, e em uma superfície (aço inox) que é muito mais fácil de limpar.
Os acessórios são modulares, então a posição e a sequência que eles ocupam dentro de um canal organizador pode ser configurada conforme o gosto ou a necessidade de cada morador.
Ter um canal na bancada, contudo, exige planejamento, espaço disponível na bancada e o ideal é que essa possibilidade seja considerada desde o início do projeto, de modo a prever a infraestrutura necessária.
“Em cozinhas pequenas, é mais desafiador encontrar um espacinho para o canal na bancada, mas considerando que a necessidade de escorrer as louças sempre vai existir, é um produto que justifica cada centímetro que ocupa. Na GhelPlus, por exemplo, temos canais organizadores a partir de 60 cm. Com um bom projeto, isso é mais do que suficiente para já proporcionar uma boa relação custo-benefício”, completa Melissa.
Em um tempo em que cozinhar e bem-estar andam juntos, repensar a forma como usamos a cozinha é mais do que uma tendência, é uma necessidade. E, nesse cenário, o canal organizador aparece como um aliado indispensável para quem valoriza conforto, praticidade e estilo, mesmo em espaços pequenos.
GhelPlus
(46) 3547-8300
(46) 9 8802-1262
Siga-nos também nas redes sociais:
Facebook | Instagram | YouTube | LinkedIn | TikTok
Da Redação/Assessoria/Ghel Plus


