Construir Imóveis Reformar

O poder das cores: como a pintura pode acelerar a venda de imóveis

Da fachada ao quarto: tons estratégicos ajudam a criar conexão emocional com o comprador e podem reduzir o tempo de venda de um imóvel

No mercado imobiliário, cada detalhe conta na hora de fechar negócio — e a cor pode ser um fator decisivo para acelerar ou travar uma venda. As paredes, por ocuparem a maior área do ambiente e estarem no campo de visão principal, são responsáveis pela primeira impressão de quem visita um imóvel. Pintura bem-feita e com determinadas cores transmitem organização e valorizam o espaço aos olhos do comprador, mesmo que de forma inconsciente.

Nos lançamentos e reformas, essa percepção tem ganhado força. Arquitetos e incorporadoras passaram a olhar para a escolha da paleta cromática como parte da estratégia de valorização de imóveis, incorporando tonalidades que dialogam com diferentes estilos de vida e perfis de público comprador.

A pintura é uma das formas mais estratégicas de repaginar imóveis à venda | Divulgação: Suvinil

A arquiteta e parceira da Suvinil, Natalia Salla, explica como uma orientação bem realizada, com escolhas inteligentes de cores têm o poder de transformar a percepção de valor de um imóvel e até encurtar o tempo de negociação. “Cores claras como branco, off white e cinza transmitem amplitude; tons quentes como Telhado geram aconchego; verdes e azuis, como Semente de Cardamomo e Sossego Noturno trazem frescor e tranquilidade, enquanto neutros sofisticados como Marrom Luxo ou Cimento conferem modernidade”.

Cor: Branco Neve – Suvinil Inova Fosco Sempre Limpo – Créditos: Foto @derekfernandes

Para Sylvia Gracia, Gerente de Marketing – Cor e Conteúdo da Suvinil, as cores têm um papel decisivo que vai muito além da estética. “A cor transforma a forma como nos relacionamos com os espaços, desperta memórias, cria vínculos afetivos e influencia diretamente nossa percepção de valor. No mercado imobiliário, isso significa que a escolha da paleta não apenas embeleza, mas também encurta o caminho até a decisão de compra. É um recurso estratégico para acelerar vendas, ao mesmo tempo em que entrega acolhimento e bem-estar para quem vai morar ali”, afirma.

Nos grandes centros urbanos, onde os lançamentos imobiliários priorizam unidades cada vez mais compactas, as cores assumem papel ainda mais estratégico. Segundo o Índice FipeZap, os imóveis de um dormitório foram os que mais se valorizaram em 2024. Esses indicadores não apenas sustentam a ideia de que as cores claras — como branco, gelo e off white — ampliam visualmente os ambientes, mas também enfatizam como os tons naturais e suaves ajudam a transmitir sensação de amplitude e conexão com o bem-estar, atributos altamente valorizados tanto em unidades compactas quanto em grandes centros urbanos densos. Elas ampliam a luminosidade natural e criam a sensação de ambientes mais espaçosos, atributo que se traduz em valorização de mercado. “Em projetos recentes, incorporadoras têm recorrido a essas tonalidades como ferramenta de diferenciação, transformando unidades compactas em espaços mais convidativos e funcionais”, explica Natália.

Ao mesmo tempo, cores que remetem à natureza, como verdes, azuis e terrosos, trazem o equilíbrio necessário para quem vive nas metrópoles. Além de reforçar o bem-estar, esses tons conectam o comprador a uma ideia de qualidade de vida, transmitindo sensações de acolhimento e frescor.

Cores: Lua de cristal, Cerrado, Pau de Canoa e Polpa de Jabotá – Suvinil Inova Fosco Sempre Limpo e Suvinil Multisuperfícies — Créditos: Foto @derekfernandes

A preferência também varia conforme o perfil do comprador e região. Investidores tendem a apostar em paletas neutras e atemporais para agradar a mais pessoas, enquanto públicos mais jovens se conectam a cores vivas e contrastes. Em cidades de praia, por exemplo, verdes e azuis reforçam a relação com a natureza e aumentam o desejo de compra.

“Além de acessível e rápida, a pintura é uma das formas mais estratégicas de repaginar imóveis à venda. Intervenções em paredes, tetos, portas e até móveis ou azulejos renovam o espaço e ampliam o potencial de valorização”, finaliza Natália Salla.

Somos a Suvinil: referência em tintas decorativas no Brasil, reconhecida por sua alta qualidade e inovação. Em mais de 60 anos de relacionamento próximo com clientes, consumidores e parceiros, estamos presentes em todas as regiões do Brasil, facilitando a jornada de pintura das pessoas e atuando de maneira sustentável. Oferecemos ferramentas e produtos que ajudam nossos consumidores nas diversas situações vivenciadas ao longo da jornada, como aplicativos para escolha de cores, ferramentas para encontrar um pintor qualificado por perto, sem contar na linha completa de produtos para pintar paredes, pisos, tetos, azulejos, madeiras, metais e outras superfícies disponível no site e nas lojas dos nossos parceiros. Além disso, estamos atentos aos impactos ambientais e sociais das nossas ações e compartilhamos iniciativas contínuas que desenvolvemos para promover a sustentabilidade nesta landing page. Já para acompanhar histórias inspiradoras e criativas, confira nossos perfis no YouTube, Pinterest, Instagram e TikTok.

Da Redação/Assessoria/Suvinil

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *