Notícias

Paisagista e biológo dá dicas de paisagismo para bem-estar no clima seco

Plantas certas, sombra e espaços de relaxamento ajudam a transformar o jardim em um refúgio saudável mesmo nos dias frios

O período está com o clima mais seco em diversas regiões do Brasil. A baixa umidade do ar, combinada com temperaturas amenas, pode afetar não apenas o conforto térmico, mas também a saúde e o bem-estar. Nesse cenário, o paisagismo pode ser um importante aliado para melhorar o microclima e criar ambientes externos mais agradáveis e funcionais.

Para o paisagista e biólogo Júlio Sousa, a escolha de plantas e o desenho do espaço têm papel fundamental nesse processo. Espécies tropicais e de folhagem larga, como samambaias, marantas, filodendros, costela-de-adão e pacová, liberam vapor d’água por meio da transpiração natural, ajudando a suavizar os efeitos do clima seco. Posicioná-las próximas a áreas de convívio ou integradas a paredes verdes potencializa ainda mais seus benefícios.

Outro recurso eficiente é o uso de árvores e pergolados vegetados para criar sombra e conforto térmico. Trepadeiras como jasmim-manga ou sapatinho-de-judia funcionam como filtros naturais de luz e calor, tornando possível aproveitar o jardim mesmo nos horários mais quentes do dia. Além disso, pensar em espaços que incentivem o relaxamento e a convivência ao ar livre — como decks cercados por vegetação, cantos de leitura sob a sombra de uma árvore ou áreas gourmet integradas ao paisagismo — contribui para uma rotina mais saudável e acolhedora, mesmo nos dias frios.

A irrigação, nesse período, merece atenção especial. “Regas no início da manhã ou ao final da tarde ajudam a manter a umidade do solo sem provocar o encharcamento das raízes, garantindo a saúde das plantas e a vitalidade do jardim até a chegada da primavera.”, completa Júlio. Mais em: Instagram | Site

Da Redação/Assessoria

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *