Decorar

Prepare a casa no verão: como as cortinas e persianas contribuem para o conforto térmico sem abrir mão do design

Com a chegada do verão e o aumento das temperaturas, a busca por ambientes frescos e confortáveis torna-se cada vez mais essencial. Em algumas regiões do Brasil, por exemplo, a temperatura já aumentou 3ºC nos últimos 60 anos, segundo o relatório Mudança do Clima, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Cortina Rolô aplicada em projeto do Studio Ro+Ca_Lília Mendel

Dessa forma, cresce a demanda por soluções que garantam conforto térmico A Hunter Douglas compreende a importância de equilibrar, sofisticação e desempenho. Com soluções inovadoras, é possível controlar a entrada de luz, mantendo a temperatura interna estável e sem comprometer o design. Mais do que uma tendência, essas escolhas representam um convite para viver de forma inteligente e confortável.

Para ajudar neste momento selecionamos algumas opções:

Cortina Duette:

Criada pela Hunter Douglas nos anos 80, a Duette®, possui uma estrutura celular que ajuda a equilibrar a temperatura do ambiente. Isso porque os bolsões de ar retém a temperatura interna, proporcionando maior conforto térmico ao longo do ano. | Imagem Divulgação Hunter Douglas

A cortina Duette®, da Hunter Douglas, é ideal para conforto térmico e possui uma tecnologia única desenvolvida pela marca. Criada em resposta à crise energética de 1970, nos Estados Unidos, sua estrutura inspirada em colmeias apresenta um formato de favo de mel com bolsões que retardam a dissipação do calor de dentro para fora. Em alguns modelos, isso pode proporcionar até 80% de eficiência energética.

A estrutura de células de ar regula a temperatura através de uma troca lenta de calor, a partir de suas camadas de tecidos e colchões de ar interno. Em células simples, existem duas camadas de tecido mais 1 colchão de ar interno. Já a Duette® Architella® possui 4 camadas de tecido e mais de 3 colchões de ar interno, o que reduz a entrada do calor pelas janelas em até 78% no verão. Nos dias frios, retém o calor no ambiente, diminuindo sua perda pelas janelas em até 49%. Isso promove a eficiência energética ao reduzir em até 51% a necessidade de aquecimento ou resfriamento artificial.

Cortina Rolô Kool Black

A Rolô KoolBlack™ proporciona controle de luminosidade e eficiência energética na medida certa. Divulgação: Hunter Douglas

Desenvolvida com a avançada tecnologia Kool Black Fabric, criada nos laboratórios da BASF e, originalmente, usada na indústria militar para refletir calor em aeronaves, a cortina Rolô KoolBlack™ captura a luz natural sem transferir calor, mantendo o ambiente naturalmente agradável, criando uma atmosfera leve e convidativa, sem necessidade de luz artificial durante o dia.

Além de aprimorar o controle da luz natural, as cortinas Rolô KoolBlack™ são referência em eficiência energética. Com um tecido inovador integrado ao PVC, a cortina mantém sua capacidade de reflexão térmica mesmo após diversas higienizações, garantindo durabilidade e consistência.

Cortina Silhouette

Ambiente do arquiteto Leandro Neves na Casa Cor Rio de Janeiro 2024 com a cortina Silhouette® Clearview™️ – Crédito MCA Estúdio

Fabricada com tecidos 100% poliéster e tratamento antiestático, suas lâminas suaves de tecido, combinadas com véus transparentes, trazem uma elegância única ao ambiente, ao mesmo tempo em que permitem o controle da luminosidade de maneira sofisticada, através de suas lâminas de 2″, 3″ e 4″. As cortinas Silhouette® possuem mais de 280 opções de cores, divididas em 10 coleções que oferecem proteção de até 99% dos raios UV quando as lâminas estão fechadas, preservando móveis, pisos e obras de arte dos danos causados pela exposição solar, enquanto proporcionam uma experiência visual leve e acolhedora.

Telas Solares Hunter Douglas: conforto e eficiência energética

A cortina Rolô Tela Solar é uma solução elegante e sofisticada para completar a decoração. | Imagem Divulgação Hunter Douglas

Compostas por uma combinação de PVC, poliéster e fibra de vidro, as telas solares da Hunter Douglas são ideais para ambientes com alta incidência de luz solar. Elas têm a função de filtrar os raios solares, sem bloquear a visibilidade do exterior. Isso é essencial para quem deseja aproveitar a luminosidade natural sem sofrer com os danos causados pelos raios UV, que podem comprometer a qualidade dos ambientes. Além disso, essas telas contribuem para a climatização do espaço, ajudando a reduzir a necessidade de ar-condicionado e promovendo um ambiente mais fresco e confortável. Na Hunter Douglas, por exemplo, é possível adicionar as telas solares em cortinas como a Duette, Rolô e Silhouette.

Telas brancas ou pretas, qual a melhor escolha para o verão?

Além das vantagens de conforto térmico e estética, a escolha entre a tela branca e a tela preta pode impactar diretamente a eficiência energética do ambiente. Enquanto a tela branca reflete a luz solar, criando um ambiente com maior conforto térmico, a tela preta proporciona um sombreamento mais intenso, oferecendo conforto visual, sem comprometer a luminosidade interna, reduzindo a necessidade de manter as lâmpadas acesas por longos períodos.

Outro fator importante é o grau de transparência da tela, que influencia diretamente no nível de privacidade, visibilidade, entrada de calor e luminosidade. Quanto maior a transparência do tecido, menor será a capacidade de bloquear a passagem de calor, o que reduz o conforto térmico do ambiente.

Fonte: Da Redação/Assessoria/Hunter Douglas

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *