Construir

Roca combina arte, inovação e sustentabilidade no Fuorisalone

‘A Beat of Water’, de BIG – Bjarke Ingels Group, promove conscientização sobre o consumo e a gestão da água

‘A Beat of Water’ é uma instalação artística criada pelo renomado estúdio internacional BIG – Bjarke Ingels Group, que explora o papel crucial da água nos espaços públicos e privados. Reafirmando seu compromisso com a sustentabilidade, a Roca destaca a importância do consumo responsável e o potencial da tecnologia inteligente para otimizar o uso da água.

Vista noturna da Instalação A Beat of Water, assinada por Bjarke Ingels Group para a Roca l Fotos: Paolo Riolzi.

A água é um dos recursos mais preciosos do planeta, e, ainda assim, sua demanda continua crescendo em ritmo alarmante. ‘A Beat of Water’ é uma interpretação artística marcante dessa realidade, convidando os visitantes a vivenciar a jornada invisível da água e a desenvolver uma compreensão mais profunda sobre seu valor e o papel da inovação em sua preservação.

Medindo 14 metros de comprimento e 3,5 metros de altura, a instalação é construída com 300 metros lineares de tubos de aço galvanizado. Essa estrutura forma dois espaços dinâmicos que proporcionam uma jornada multissensorial, envolvendo os visitantes com o movimento, o som e o ritmo da água. O sistema de circuito fechado faz a água circular continuamente, minimizando o desperdício e ilustrando visualmente o ciclo da água. Assentos integrados transformam o espaço em um ponto de encontro coletivo, onde design, tecnologia e natureza convergem para destacar o papel vital da água.

O Poder do Consumo Consciente

No centro da instalação está o Roca Connect, o sistema inteligente de gestão hídrica da Roca baseado em nuvem, projetado para otimizar o consumo por meio da análise de dados em tempo real. Os visitantes podem interagir diretamente com o fluxo da água e experimentar, na prática, como o uso controlado pode contribuir para o uso consciente.

A instalação conta com quatro botões interativos que permitem aos visitantes pausar o fluxo da água e refletir sobre o seu uso diário. Esse momento de reflexão é reforçado por exibições informativas sobre o consumo de água e as soluções inteligentes para banheiros da Roca – como chuveiros, bacias sanitárias e sistemas de descarga inteligentes – integrados ao Roca Connect.

‘A Beat of Water’ demonstra o papel dos dados e da tecnologia na gestão eficiente da água e destaca como pequenas escolhas conscientes podem reduzir significativamente o consumo – especialmente no banheiro, que representa 80% do uso de água nas residências.

Um Chamado à Ação

Mais do que uma expressão artística, ‘A Beat of Water’ é um chamado à ação. A instalação desafia percepções convencionais sobre o consumo de água e destaca o equilíbrio entre design, inovação e responsabilidade. Ao unir arquitetura, tecnologia e sustentabilidade, Roca e BIG oferecem uma experiência que não apenas inspira, mas também apresenta soluções concretas para um futuro mais eficiente e consciente.

A instalação da Roca pode ser visitada de 7 a 17 de abril, no pátio da Università degli Studi di Milano (Via Festa del Perdono, 7), como parte da exposição INTERNI Cre-Action no Fuorisalone 2025.

Sobre a Roca

A Roca, marca global reconhecida por proporcionar a melhor experiência em banheiros, concentra a excelência do design, inovação e sustentabilidade em suas plataformas de louças, metais, acessórios, banheiras, chuveiros, assentos e móveis.

Presente no mercado nacional há 20 anos, integra o Grupo Roca, companhia centenária e líder no segmento, que iniciou suas atividades no Brasil com a aquisição da fabricante suíça Laufen, detentora, à época, das marcas Celite, Incepa e Logasa, no país.

Consolidada no cenário do design e da arquitetura brasileiros, suas parcerias de sucesso com nomes como Ruy Ohtake, Rodrigo Ohtake, João Armentano e Fernanda Marques resultaram em linhas assinadas e premiadas nacional e internacionalmente. A empresa também é referência em projetos de destaque no país.

No Brasil, conta com nove fábricas, mantendo forte presença comercial em todas as regiões e exportação para as Américas, além de sediar o Roca São Paulo Gallery, o primeiro das Américas.

www.br.roca.com

Da Redação/Assessoria/Roca

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *