Saiba como incluir o crochê na decoração e deixar cada espaço da casa mais acolhedor e cheio de estilo
Existem muitas formas de decorar uma casa, e inserir alguns tipos de objetos, por menores que sejam, pode deixar tudo ainda mais aconchegante e dar um toque de estilo pessoal. Particularmente, os objetos feitos a mão tendem a carregar essa sensação, que une a tradicionalidade com os mais variados estilos decorativos.
Muito versátil e podendo ser inserido de diversas formas, o crochê é uma das técnicas manuais que passam por várias gerações e agregam muito para a decoração. De origem francesa, as diferentes texturas, cores e objetos que podem ser confeccionados a mão deixam nítido o afeto que só o tempo dedicado a fazer cada uma dessas peças pode demonstrar.

Apesar de itens feitos com essa técnica estarem presentes nas casas das avós há anos, atualmente, a tendência de decorar com objetos afetivos feitos a mão está em alta novamente.
Isso porque novas gerações perceberam que, ao confeccionar uma peça manual, é possível colocar toda sua autenticidade e personalidade no objeto, dando um toque muito pessoal ao ambiente. É justamente por isso que esses itens combinam com os mais variados tipos de ambientes.
Crochê na sala de estar
Na sala de estar, o crochê é um clássico que pode ser combinado perfeitamente com muitos estilos de decoração, desde as propostas mais clássicas até as minimalistas e modernas. Para compor o ambiente de forma harmoniosa e trazer aconchego, itens como almofadas, tapetes, mantas e capas para puffs são a escolha certa.
Além disso, é possível ainda utilizar itens feitos com a técnica para trazer mais textura a elementos como cachepôs, porta-copos e cestos para guardar objetos.
Objetos para o quarto
O quarto é um ambiente feito para o descanso, por isso o ideal é que os itens decorativos sigam essa proposta mais suave. Para isso, adicionar peças de cama feitas com fios naturais e tons neutros deixará o ambiente com um toque acolhedor e chique.
No banheiro
Muito versátil e cheio de possibilidades, o crochê combina perfeitamente com quase todos os ambientes da casa. Para o banheiro, o clássico jogo de tapete pode dar um toque tradicional. Para deixar as peças mais modernas, pode ser feito com cores um pouco mais vivas, com formas geométricas e pontos diferenciados.
Além disso, os cestos para organização são bonitos e ajudam no dia a dia, já que podem ser utilizados para armazenar muitos objetos, como cosméticos, toalhas, maquiagens e até perfumes.
Quarto infantil
No quarto das crianças, as peças feitas com essa técnica agregam de inúmeras maneiras na decoração, seja com móbiles, bonecos de amigurumi, tapetes divertidos e até enfeites para a porta. O segredo para este cômodo é deixar a imaginação fluir e compor a decoração com cores e temas que harmonizam entre si.
Opções de “faça você mesmo”
Além de ser fácil de incluir na decoração, as peças de crochê podem ser confeccionadas pela própria pessoa utilizando uma linha para crochê e uma agulha, sendo ainda uma forma terapêutica e relaxante de passar o tempo e trabalhar a criatividade fazendo itens de acordo com o próprio gosto.
Por fim, para evitar que esses objetos se destaquem mais do que o necessário e deixem o ambiente visualmente carregado, especialmente por conta de sua textura natural, uma boa alternativa é optar por versões em tons mais suaves, que se integrem de forma harmônica à decoração.
Da Redação


