Conhecido por seu uso na fabricação de cervejas artesanais, o lúpulo agora conquista também os apaixonados por paisagismo e decoração verde
Já pensou em cultivar no jardim uma planta que, além de bonita e aromática, também é protagonista na produção de cervejas artesanais? Muito além das cervejarias, o lúpulo (Humulus lupulus) vem marcando presença em jardins residenciais, varandas e até em pequenos espaços urbanos. A planta, tradicionalmente associada à produção da bebida, tem ganhado destaque como opção ornamental de visual marcante, aroma agradável e cultivo acessível.
Com folhas largas, crescimento vertical e aspecto exuberante, o lúpulo é uma excelente escolha para quem deseja valorizar muros, pérgolas ou treliças com um toque de originalidade e frescor. Por ser uma trepadeira de rápido desenvolvimento, ele contribui com sombra e charme natural aos ambientes.
“O lúpulo é uma planta rústica e muito versátil, que se adapta bem ao clima de várias regiões do Brasil, mas prefere regiões com período de sol maior.

Além disso, tem apelo estético e cultural, o que o torna uma escolha interessante para projetos de paisagismo que buscam personalidade”, explica Ramon Morais, engenheiro agrônomo da Forth Jardim.
Fácil de cuidar, o lúpulo prefere locais com bastante luz solar (mínimo de 8 horas por dia), solo fértil e boa drenagem. Pode ser cultivado tanto no solo quanto em vasos maiores, desde que se respeite o espaço necessário para o desenvolvimento das raízes. Adubar regularmente com produtos específicos, como o Forth Jardim, ajuda a garantir uma folhagem vistosa e plantas mais saudáveis.
Além do valor ornamental, há ainda quem cultive o lúpulo com objetivos mais ousados: colher os famosos cones e usá-los para preparar cervejas artesanais ou até infusões com propriedades calmantes. Para isso, o Ramon explica que o ideal é acompanhar de perto o ciclo da planta e realizar os cuidados certos, como podas regulares e manejo adequado das hastes. Ele ainda lembra que para quem deseja começar, o início da primavera é ideal para o plantio.
Para mais informações e dicas de cultivo, é possível acessar o canal do Youtube ou blog da Forth Jardim.
Da Redação/Assessoria/Forth Jardim


