Checagem atenta e manutenção adequada ajudam aumentar a vida útil do telhado e proporcionam maior a proteção no período de chuvas intensas
Com a chegada da primavera, os dias mais quentes e as chuvas começam a ficar mais frequentes em diferentes regiões do país. Para evitar problemas nos telhados e garantir a segurança das casas e de seus moradores, especialistas destacam alguns cuidados importantes, que ajudam a identificar falhas, realizar a manutenção adequada e prolongar a durabilidade das coberturas. Confira:

Antecipe-se e invista na manutenção
A máxima ‘Prevenir é melhor que remediar’, cabe perfeitamente quando o assunto é manutenção. Se antecipar ao período chuvoso é a melhor estratégia. “Ao identificar e resolver os problemas do telhado antes da chuva você evita que alguns danos sejam causados como, por exemplo, infiltração de água para a parte interna da casa, goteiras e comprometimento de outras estruturas, como encanamentos”, recomenda Mateus Castro, Gerente de Marketing de Produtos na Saint-Gobain Produtos para Construção.
Chuvas e os danos das telhas
As chuvas fortes e recorrentes podem danificar as telhas. Então é importante examinar cada uma delas atentamente e verificar se não há quebras, trincas ou deslocamentos. Preste atenção à fixação e certifique-se de que todas estão bem encaixadas e seguras. Observe se alguma peça se moveu devido ao vento e, se for necessário, reforce a fixação com parafusos novos, garantindo assim uma boa vedação para prevenir infiltrações.
Limpeza é a chave
A limpeza periódica é o primeiro passo para aumentar a vida útil do telhado e mantê-lo saudável. Comece pela limpeza das calhas – pois folhas, galhos e outros resíduos acumulados impedem a drenagem adequada da água, causando transbordamento e possíveis infiltrações. Remova tudo cuidadosamente para garantir que a água da chuva tenha um fluxo livre. Não se esqueça de também limpar o telhado, assim como varrer a parte interna da casa ou quintal. “Poeira, folhas e sujeira acumulada entre as telhas podem reter umidade e facilitar o aparecimento de problemas estruturais, além de bolor e mofo. Com a limpeza prévia é possível evitar que a chuva carregue a sujeira para dentro de casa e ainda comprometa a estrutura”, explica Mateus.
Hora de consertar
Se as fortes chuvas danificarem as telhas, faça o reparo ou substitua as que foram comprometidas imediatamente. Verifique também o estado dos parafusos de fixação e, se necessário, reaperte-os ou substitua-os por novos. Para a vedação dos parafusos, a dica é o Veda Calha Brasilit.
Para uma proteção extra contra infiltrações, considere a aplicação de uma manta líquida para telhados, como o Manta Líquida Telhado, da Brasilit para renovação e recuperação do telhado de fibrocimento. Essa camada extra de proteção, além de selar e proteger, cria uma barreira contra a umidade, garantindo a longevidade e o bom funcionamento do seu telhado.
Depois das chuvas, checagem periódica
Após alguns dias seguidos de chuva é importante conferir se o telhado continua em ordem e checar a calha, que pode ser invadida por folhas e até pequenos galhos. Se identificar acúmulo de resíduos, faça a limpeza, que deve ser mantida ao longo do ano e nos períodos secos.
Da Redação/Asessoria/Brasilit


