Com ampla vista para o Parque Municipal de Belo Horizonte, escritório cria projeto inovador com ar tecnológico e técnicas voltadas para o bem-estar coletivo
Ambientes cooperativos, atrativos e que focasse ao máximo no colaborador, esses eram os pontos de partidas das arquitetas Luciana Araújo e Nathália Otoni, que comandam o escritório “Óbvio Arquitetura”, para uma empresa de gestão de performance, localizada em Belo Horizonte, com 1.044m². Espaços agradáveis, integrados, para que não houvesse barreiras entre gêneros, cargos e até mesmo psicológicos, de disputas por espaços, esses eram outros grandes objetivos do projeto.
Para que os colaboradores se sentissem confortáveis e relaxados no ambiente de trabalho, a integração dos espaços se deu logo no início e, junto a ela, um dos primeiros passos a ser feito foi deixar livre as grandes janelas, do piso ao teto, que se abrem amplamente para o Parque Municipal Renné Gianneti, o Parque Municipal de Belo Horizonte, aproveitando a iluminação natural e sensação de bem-estar e relaxamento que a vista causa.
A sala de reunião principal, os espaços de convivência e o café – onde também é possível fazer uma reunião rápida – se voltam para o verde do parque. Também instalamos um espelho no teto, que reflete as árvores do parque, aplicada para que a sensação de bem-estar fosse aumentada enquanto as pessoas estivessem nesse espaço de descompressão.
Muita fluidez e linhas curvas – que expressam a identidade da empresa – foram aplicadas em todo o projeto, tanto na arquitetura, marcenaria, serralharia e até no mobiliário e piso, criando ambientes contemporâneos, trazendo leveza com um certo toque de futurismo. “A fluidez que quisemos trazer para os espaços está muito presente em todo o desenho do projeto, focado sempre no bem-estar das pessoas”, pontua Luciana Araújo, arquiteta-sócia da Óbvio.
Embora os mais de mil metros quadrados sejam muito bem integrados, as arquitetas esbarraram em algumas dificuldades como a robusta e chamativa estrutura original do prédio. Como solução, foram adicionadas telas metálicas pintadas de terracota, além de revestir os pilares e trabalhar o elemento de iluminação no teto para esconder as vigas.
Embora amplo e alto, o som não reverbera devido a todo o tratamento profissional de acústica, incluindo o carpete utilizado na grande maioria dos ambientes. Em alguns outros espaços, utilizaram o revestimento vinílico.
Para camuflar o grande pilar do café, um jardim vertical foi instalado em toda sua extensão, associando funcionalidade e estética. Entre a paleta de cores temos tons que trazem relaxamento, estimulam a criatividade e provocam o bem-estar.
Pensando nos detalhes, o mobiliário também prezou pela qualidade de trabalho dos colabores, com algumas mesas ergonômicas que podem ser ajustadas para quem deseja trabalhar em pé por algum tempo.
A sala de reunião integrável conta com automação de cortinas e áudio e vídeo para treinamentos e apresentações. O mobiliário ganha destaque com mesas que se dividem entre si, reforçando o caráter modular que permite a criação de variadas configurações de layout, transformando a sala de reunião em um espaço multiuso.
Ficha Técnica
Arquitetura: Óbvio arquitetura
Projeto luminotécnico: Atiaia
Projeto de Acústica: Leonardo Pavanello
Gerenciamento/Coordenação: Adriana Miranda e Davidson Oliveira
Local: Belo Horizonte
Ano: 2021
Área: 1044m²
Crédito das fotos: Henrique Queiroga
Sobre o ÓBVIO Arquitetura
A Óbvio existe desde 2008 em BH e foi fundada pelas sócias Luciana Araújo e Nathália Otoni, arquitetas graduadas pela UFMG e com pós-graduação em gerenciamento de projetos. O escritório já criou mais de 850 projetos nas mais variadas áreas, mas tem como foco projetos inovadores.
Acreditamos em projetos arquitetônicos inovadores, autênticos e com personalidade, executados de forma transparente e profissional. Por isso, participamos ativamente da construção da história das principais empresas de Belo Horizonte, que hoje figuram entre os players mais importantes do mercado brasileiro e mundial. Estamos conectadas com a arquitetura do futuro e enxergamos o óbvio onde ninguém vê. E nossos clientes comprovam esse conceito.
Fonte: Da Redação/Assessoria/Óbvio Arquitetura