Com enxoval, louças e itens exclusivos da marca de moda para casa, o espaço de 88m² foi projetado para oferecer um equilíbrio entre trabalho, descanso e lazer de uma pessoa jovem, com perfil gamer, da geração Z. A ambientação também é um convite para os apaixonados pelo universo lúdico da Disney e os fãs de tecnologia.
Um refúgio para desconectar, recarregar as energias e respirar. Essa foi a premissa da arquiteta Cilene Lupi ao projetar o ambiente “Um lar para apertar o pause”, na 36ª edição da CASACOR São Paulo, que aborda o tema Corpo & Morada, e que conta com a parceria da Casa Riachuelo, LG e da Disney.
O espaço foi pensado para ser o lar de uma pessoa jovem da geração Z, combinando elementos nostálgicos do passado com uma visão voltada para o futuro e suas múltiplas oportunidades. “Cada curva do ambiente se conecta com suas raízes e lembranças. As cores do espaço refletem calor, intensidade, luz e aconchego. A casa é uma pausa na rotina e em sua atividade favorita: jogar”, revela Cilene.
O universo game ocupa o espaço central do ambiente, onde estão localizados todos os equipamentos, com muita desenvoltura, sem limitações. Na área dedicada aos jogos, detalhes curvilíneos, como o portal e bancada gamer planejados pela marcenaria Mada, são acentuados e valorizados pela iluminação. Já a arte de Raquel Gorzalka, que remete à estética dos games e da fantasia, traz um experimento de cores que se conecta ao restante do projeto. Outra novidade é o novo Monitor Ultra Gear LG, um lançamento em parceria com o espaço assinado pela arquiteta.
Créditos de imagem: André Klotz
Com 88 m², o projeto conta ainda com sala, cozinha, varanda e dormitório que resgatam a essência e memórias afetivas, para que o restante do apartamento também traga funcionalidade e conforto para os momentos de descanso. “Desde os primeiros croquis, houve uma preocupação muito grande com a relação que construímos entre nossas duas moradas: a interna e a externa. A interna, limitada aos nossos corpos, precisa de cuidados, conforto e paz, coisas que podemos encontrar em nossa casa externa, aquela que nos abraça todos os dias, nos abriga e nos permite extravasar”, reflete Cilene.
Para a decoração, a arquiteta buscou elementos inspirados nas conexões emocionais da geração Z. “Na temática dos acessórios e rouparia, vemos uma ode às lembranças da infância, onde o amor pela fantasia começou: Disney. Personagens emblemáticos e a perspectiva de uma vida paralela onde não há fronteiras, onde tudo é possível, onde você pode apenas ser o que quiser. Seu lar, um lugar onde todas as facetas de sua personalidade podem convergir e coexistir”, complementa.
São esses elementos que permeiam a nova linha Disney 100, da Casa Riachuelo, em homenagem aos 100 anos de história da marca, que aposta no poder das memórias e no aspecto lúdico para compor o ambiente. No lançamento, a marca de moda casa celebra os clássicos desse universo, como Mickey Mouse, Disney Princesas, Winnie the Pooh, Dumbo e outros personagens icônicos. A coleção conta com jogos de cama 100% algodão, colcha bordada, jogos de banho e almofadas decorativas variadas.
Já nas cerâmicas, elementos da franquia Toy Story, Monstros S.A. e outros Disney Clássicos como Peter Pan e Alice no País das Maravilhas, com uma variedade de pratos (raso e sobremesa), bowls e canecas.
Créditos de imagem: André Klotz
“Todos os arquitetos e marcas são escolhidos a partir de um briefing e match do profissional com aquela marca. Ao longo das conversas, percebemos o quanto ela gostava da marca naturalmente, e isso se traduziu, depois, em seu projeto. Ela conseguiu trazer uma proposta criativa e inovadora, abraçando nossa coleção de DISNEY100 com muitas referências da cultura pop e design arrojados”, comenta Mariana Rosalen, Coordenadora de Marketing da Casa Riachuelo. “A coleção DISNEY100 já está disponível em todas as lojas CASA Riachuelo, Lojas Riachuelo com departamento Casa, além do e-commerce. E vale frisar que no segundo semestre teremos dois outros novos produtos chegando”, complementa.
A temática POP também está presente na obra de arte “People Look Like People”, da série Gibi, do artista Vik Muniz, em homenagem ao universo Disney e a democratização da arte.
Além do espaço gamer, o apartamento traz outros destaques, como os acabamentos da cozinha executada pela Ornare, que se encaixam à escolha do Silestone Cincel Grey – Suede HybriQ+, da Cosentino. A bancada em Dekton Umber – Kraftizen Collection da Cosentino, deriva da parede em Âmbar Terroso da Coral em ton sur ton, completa paleta de cores. “Apresentamos uma composição única de duas bancadas em pedra e serralheria, que se encaixam de maneira harmoniosa. Essa união não apenas mistura diferentes acabamentos e materiais, mas também traz um significado mais profundo: a junção de memórias. Com encaixes precisos e intersecções bem planejadas, as duas bancadas se complementam de forma elegante, criando um visual impactante e funcional”.
A sala, acolhedora e convidativa, trouxe um agradável tapete ao centro, cujo protótipo foi desenhado pela arquiteta e desenvolvido pela Maiori Casa, onde um assento brota de forma orgânica a partir do piso, evoluindo a premissa do “sentar no chão”, que é tão comum entre os jovens e, portanto, à personagem, atribuindo sofisticação e inovação para essa peça. Ainda no living, a arquiteta apostou no sofá Anaconda, do designer Pedro Mendes, e na bancada orgânica sob o painel da TV, que fazem parte da composição de curvas do ambiente.
Sobre Casa Riachuelo:
Com propósito de despertar o melhor da relação entre o cliente e sua casa, oferecer uma excelente jornada de compra e produtos que despertam o desejo e a vontade tornar o lar em um refúgio particular, a Casa Riachuelo, rede de lojas especializada em itens para casa e decoração, eletrodomésticos, utensílios, cama, mesa e banho, é uma marca independente e faz parte da Guararapes, maior grupo empresarial de moda do Brasil e controlador também da rede varejista Lojas Riachuelo. Ofertando produtos exclusivos, divididos lifestyles diferentes com boa qualidade e variedade a preços acessíveis, a Casa Riachuelo contribui para que o cliente possa conectar sonhos a realizações, fazendo escolhas inteligentes para que o cliente possa conectar sonhos a realizações, fazendo escolhas inteligentes para decorar e deixar a casa do seu jeito.
Sobre Disney Consumer Products, Games and Publishing
Disney Consumer Products, Games and Publishing (CPGP) traz a magia das marcas e franquias da The Walt Disney Company – incluindo Disney, Pixar, Marvel, Star Wars, National Geographic e mais – no cotidiano de famílias e fãs de todo o mundo por meio de produtos e experiências em mais de 100 categorias de varejo, de brinquedos e camisetas a aplicativos, livros, videogames e muito mais. Uma divisão do segmento de Parques, Experiências e Produtos da Disney, as operações globais da CPGP incluem: o maior negócio de licenciamento do mundo, uma das maiores marcas de publicações infantis, um dos principais licenciadores de jogos interativos entre plataformas, Store in Stores por toda a região, e o e-shop e no site (disponível no Brasil, Colômbia e México).
Fonte: Da Redação/Assessoria/Fotos: André Klotz