Notícias

Em parceria com a Energisa, Agems leva serviços e orientações sobre energia elétrica

A Agems, Agência de Regulação dos Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul, em parceria com a Energisa, concessionária responsável pelo abastecimento de energia elétrica em Mato Grosso do Sul, realizaram neste sábado (1º), mais uma ação social de orientação ao consumidor.

Desde às 8h, servidores da Agems, do Cras Aero Rancho e da Energisa estiveram no centro comunitário do Jardim Aero Rancho III, para orientar a população sobre serviços de energia elétrica, inscrição na Tarifa Social de Energia, Programa Conta de Luz Zero e dicas de combate ao desperdício de energia.

O evento contou também com apresentação de teatro com dicas e orientações sobre consumo consciente de energia elétrica, eficiência energética com a distribuição de lâmpadas de led e sorteio de 5 geladeiras para famílias baixa renda, incluindo os clientes de tarifa social.

Agems Perto de Você

A Agems é o órgão responsável por cuidar, regular, fiscalizar e monitorar as empresas concessionárias de energia elétrica, com autorização da Aneel, mas também de transporte intermunicipal de passageiros, rodovias, saneamento básico e resíduos sólidos.

“Nós da Agems temos o papel que vai além da fiscalização, cuidamos também do social, do contribuinte, queremos garantir serviço de qualidade a todos. São mais de 150 mil residências em MS que tem a conta de luz zero do governo, são mais de 230 mil pessoas que hoje são beneficiadas pela tarifa social. Então, o objetivo dessa ação é trazer conhecimento e facilitar a vida das pessoas”, afirma o diretor-presidente da Agência de Regulação, Carlos Alberto de Assis.

Supervisora de relacionamento com o cliente da Energisa, Keyla Fukushima, destaca que a parceria entre a empresa e agência reguladora é essencial em programas como esse.

“Essa parceria é muito importante, o apoio que a gente recebe da Agems é fundamental para o bom funcionamento dos projetos e também o governo do Estado que tem nos auxiliado muito nos programas sociais como a conta de luz zero. Estamos aqui para facilitar e trazer comodidade a população sul-mato-grossense”, comenta Keyla.

Conscientização e cuidado com a população

Além de teatros educativos e orientações com a população, crianças e adultos puderam aprender na prática sobre dicas de energia e o programa de eficiência energética através do ônibus escola da Energisa.

A Agência de Regulação através da Ouvidoria, atendeu os moradores e intermediou casos para serem solucionados junto a concessionária.

Além de informações e muito aprendizado, a população participou de sorteios de brindes, cestas básicas e geladeiras.

A aposentada Laura Valerana, 67 anos, mora há dois anos no bairro e comemorou a sorte grande de ganhar uma geladeira nova em troca da antiga.

“Eu estou muito feliz, estava precisando muito de uma nova, a minha gastava muita energia por ser mais velha. O evento de hoje foi muito bom, aprendi bastante sobre energia, aproveitei para atualizar meu cadastro e ainda fui sorteada. Parabéns pelo evento, com certeza a população gostou muito”, comenta.

“A energia social é um programa da Agems em parceria com a Energisa e visa levar aos bairros informações sobre os direitos dos consumidores com relação a tarifa de energia elétrica, além de dicas de economia e o programa de eficiência energética que é fundamental na conscientização do uso correto de energia elétrica. A Agems tem expandido seu relacionamento com a população e em breve mais bairros serão visitados”, explica o diretor de Energia Elétrica e Gás Natural da Agems, Valter Almeida.

Tarifa Social

A Tarifa Social de Energia Elétrica é um projeto social que dá descontos na conta de luz para quem atende os pré-requisitos do programa federal. Pela regulamentação do benefício, clientes que conseguem até 30 kWh/mês têm 65% de desconto. Acima de 30kWh/mês até 100 kWh/mês tem 40% de desconto. Aqueles que consomem acima de 100 kWh/mês de consumo até 220 kWh/mês de consumo têm 10% de desconto.

Têm direito ao benefício famílias inscritas em qualquer programa social do governo federal com renda familiar, por pessoa, de até R$ 500. Se encaixa nesse critério, por exemplo, uma família formada por um casal e dois filhos, em que o pai e a mãe ganham um salário-mínimo cada.

Fonte: Da Redação/AGEMS/Fotos: Cleidiomar Barbosa

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *