As casas sempre foram testemunhas das histórias e das memórias que nelas se abrigaram e nas suas paredes se fixaram. Dos tijolos que envelhecem às pinturas que descascam, nelas habitam as vivências que jamais se apagam. E essas histórias também estão presentes nas obras de arte que servem de apoio à proposta de decoração da Casa Kraftizen Cosentino, projeto assinado pelo trio da SUÍTE Arquitetos, na CASACOR São Paulo, que segue até o dia 06 de agosto, no Conjunto Nacional. Com foco em artistas consagrados e jovens talentos, os profissionais trouxeram obras que apoiam a narrativa do ambiente, baseada na intersecção entre a natureza e a tecnologia.
Logo na entrada do ambiente, chama a atenção a obra do mexicano Héctor Zamora, que vive e trabalha no Brasil há quase uma década. Na série “3 – Potencialidades A” (2022), Zamora utiliza tijolos cerâmicos que desconstrói para compor combinações. Ao desviar e (re)contextualizar elementos que extrai do contexto arquitetônico ou social das cidades e países em que atua, ele expande os limites da esfera real, cria conexões inesperadas e nos convida a repensar nossa relação com a vida cotidiana como bem como ao nosso ambiente. um alfabeto de formas feitas a partir de uma única estrutura de partida.
Ainda no living, o armário da coleção Capacho, do Estúdio Campana, construído a partir da fibra natural de coco, aparece ao lado da peça Pertencimento, da artista plástica mineira Shirley Paes Leme. A obra, que traz o texto “Minha terra está em mim”, faz parte da série de frases fundidas em bronze que aparecem frequentemente nas exposições da autora. Completa o trio destacado, a obra do artista visual José Rufino – Fieri Additio – que faz um convite à criação.
Escadas que não tocam o chão levam nosso olhar ao labirinto do volume central. A partir deste, uma outra escada nos leva ao infinito. Ao mesmo tempo, somos presos pelo minucioso trabalho com a madeira, corda e metal. Todos os elementos são faíscas para nossa imaginação.
Outra peça que chama atenção no espaço está localizada na parede ao fundo da estante que emoldura o quarto. Trata-se da obra GRÃO 120, do paulista Marcos Amato. Criada esse ano, a escultura iluminada mostra que há beleza na transformação. Quando o espectador interage com a obra, tocando no pino de latão esculpido, que fica na lateral, uma luz interior se acende mostrando todo seu potencial e deixando claro que a primeira impressão não é a que fica.
SUITE Arquitetos
A SUITE Arquitetos é um escritório especializado em criar projetos personalizados que traduzem a identidade de marcas e pessoas em arquitetura. A autenticidade dos projetos é conquistada pela constante inovação na elaboração dos mínimos detalhes, por meio de frequente pesquisa e tecnologia de ponta, arte e design. Em 2016, o trio de arquitetos – Carolina Mauro, Filipe Troncon e Daniela Frugiuele – formalizou a criação da SUITE Design, onde desenvolve produtos e mobiliários tanto para projetos quanto para os clientes finais.
Instagram: suite_arquitetos
Site
Fonte: Da Redação/Assessoria/Suite Arquitetos