Escritórios de arquitetura inovam ao pensar em cabeceiras fora do padrão
As pessoas passam boa parte de suas vidas dormindo, descansando e assistindo à TV em seus quartos. E, não basta ter apenas um colchão confortável, a decoração e as cores também influenciam no humor e nas vibrações do ambiente, por isso, cada vez mais os profissionais criam espaços confortáveis e criativos inovando, principalmente, em alternativas para cabeceiras transformando a decoração dos quartos. E ideias não faltam!
Tem cabeceira com lembranças afetivas, artísticas, de apoio e até mesmo a utilização de revestimento impensável como o piso tátil substituindo os painéis de madeira e as camas tradicionais.
Aqui, uma seleção de projetos com dicas diferentes para renovar e inovar.
Cabeceira Afetiva
Foto Kelly Queiroz
A arquiteta Cristiane Leite, LL Arquitetura (@ll.arqui), atendeu ao pedido do seu cliente paraibano que queria ter objetos decorativos que lembrassem sua terra natal. A solução foi pontuar sutilmente elementos nordestinos no projeto na cabeceira revestida com madeira ripada na cor cinza e com um recorte central criando um pequeno nicho iluminado por LED, no qual foram penduradas obras assinadas por artistas: uma gravura e desenhos em azulejos estilizados com figuras nordestinas.
Arte na parede
Foto Mariana Orsi
Criar uma atmosfera alegre e festiva com elementos florais foi a ideia do Studio 92 Arquitetura(@studio_92arquitetura), para este quarto. A cabeceira em madeira ripada percorre toda extensão da parede que ganhou uma intervenção artística com wall art da Lano Art trazendo cores e leveza ao ambiente.
Cinco sentidos – Cabeceira tátil
Foto Mariana Orsi
Esta dica do Studio 92 Arquitetura (@studio_92arquitetura), é muito criativa e surpreendente. No lugar dos tradicionais painéis de madeira foram aplicados, com muita criatividade, ladrilhos hidráulicos de piso podotátil, estes usados nas calçadas que orientam pessoas com deficiência visual. A ideia partiu do relevo do piso cuja textura trouxe movimento à decoração. Os ladrilhos foram resinados na cor azul e a meia parede superior pintada na cor cimento queimado, com quadros com cores quentes como o vermelho.
Pintura bicolor
Foto Kelly Queiroz
Neste pequeno quarto de um estúdio, a LL Arquitetura (@ll.arqui), solucionou a falta de espaço pintando de azul o meio da parede servindo como cabeceira, onde foram instaladas duas arandelas diretamente na mesma. A parte superior recebeu pintura cimento queimado e janela como um quadro.
Rústico aconchego
O Studio 92 Arquitetura (@studio_92arquitetura), traz neste projeto um aconchego com ares mais rústicos. Esta linguagem está impressa na parede, a qual foi revestida com tijolinho branco aparente e para criar uma cabeceira, a parte inferior foi pintada na cor mostarda.
Chapa de aço e madeira
Foto Mariana Orsi
A ideia aqui é uma cabeceira híbrida projetada pelo Studio 92 Arquitetura (@studio_92arquitetura), em MDF amadeirado na parte inferior e a superior em chapa perfurada conferindo ao quarto um estilo industrial.
Cabeceira de apoio
Foto Mariana Orsi
O Studio 92 Arquitetura (@studio_92arquitetura), levantou uma nova parede de drywaall na cabeceira para embutir toda parte elétrica e servir como apoio para cama. A decoração é despojada e com um canto zen para relaxar.
Fonte: Da Redação/Assessoria