Arquitetura versátil e campanhas personalizadas estão entre as ações indispensáveis para o futuro da categoria
À medida que nos aproximamos de 2024, o mercado imobiliário de luxo se depara com desafios e oportunidades inéditas, impulsionados pela evolução tecnológica, mudanças nas preferências do consumidor e novas abordagens comerciais. Nesse cenário, adaptabilidade, tecnologia e personalização emergem como pilares essenciais, influenciando desde o mercado geral até os segmentos mais exclusivos, como o imobiliário de alto padrão e luxo.
Se você ainda tem dúvidas sobre as tendências que estão previstas para chegar com força total no mercado imobiliário de luxo em 2024, acompanhe as dicas do especialista João Abelha, CEO do marketplace Date a Home.
- Tecnologia como facilitador universal
O avanço exponencial da tecnologia tem transformado a dinâmica das transações imobiliárias. Em 2024, prevê-se um salto na automação residencial com a implementação de soluções baseadas em Internet das Coisas (IoT) e controle por voz. Os dispositivos IoT, que se referem a objetos físicos conectados à internet para coleta e troca de dados, estão no cerne dessa evolução. Equipados com sensores, software e tecnologia de rede, esses artefatos possibilitam interações entre si e com o ambiente.
No âmbito da automação residencial, é comum encontrar termostatos, câmeras de segurança, fechaduras inteligentes, eletrodomésticos conectados, iluminação automatizada, entre outros recursos. A integração desses elementos viabiliza o controle centralizado e remoto, garantindo maior eficiência, segurança e comodidade aos usuários.
Já o controle por voz refere-se à habilidade de interagir com eletrônicos e sistemas por meio de comandos verbais. Essa funcionalidade é possível graças a assistentes de voz, como a Siri da Apple, o Google Assistant e a Alexa da Amazon, que são integrados aos dispositivos IoT.
Por meio dos comandos de voz, é possível que os indivíduos controlem funções como ajustar a temperatura, reproduzir música, acionar mecanismos de segurança e executar diversas tarefas, proporcionando uma experiência de automação mais intuitiva e hands-free.
- Flexibilidade de espaços para diversas necessidades
Para 2024, espera-se que a adaptabilidade dos imóveis de alto luxo para atender às necessidades dos moradores seja uma forte prioridade. Para isso, será preciso ter um olhar atento e voltado para as demandas de cada usuário.
Uma boa pedida para este mercado são os imóveis que seguem a filosofia do espaço máximo em estruturas pequenas, que são comumente ligados ao minimalismo. Esse estilo visa simplificar o local, eliminando elementos desnecessários e focando na funcionalidade. Móveis multifuncionais, como sofás que se convertem em camas ou mesas dobráveis, são comuns nesse contexto, gerando flexibilidade e versatilidade.
Desse modo, a adaptabilidade é a chave para o sucesso dessas estruturas. Os espaços são projetados para serem multifuncionais, podendo servir como área de trabalho durante o dia, espaço de entretenimento à noite e, quando necessário, se transformar em áreas de descanso.
- Home office integrado: adaptação à nova realidade profissional
O home office tornou-se uma realidade cada vez mais presente no cenário profissional, moldando a maneira como as residências são projetadas. A integração de locais de trabalho em residências, sobretudo no alto padrão e luxo, reflete o reconhecimento da importância de se ter aconchego e tranquilidade para realizar o trabalho remoto. Várias profissões podem se beneficiar significativamente dessa tendência, viabilizando uma transição suave entre a vida profissional e pessoal.
- Segmentação de campanhas
A prática de revisitar as estratégias de marketing e aplicar segmentação em campanhas está redefinindo a forma como as empresas do setor imobiliário de luxo estabelecem conexões com seu público. Essa abordagem visa construir laços profundos e duradouros, moldando assim o panorama imobiliário para o ano de 2024.
De acordo com dados recentes do indicador ABRAINC-FIPE, o mercado imobiliário brasileiro apresentou um notável crescimento de 14,4% nas vendas de imóveis durante os sete primeiros meses de 2023 em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Nesse cenário, o segmento de Médio e Alto Padrão se destacou, registrando um aumento de 15,1% e movimentando expressivos R$10,7 bilhões em transações. Esses números refletem uma demanda crescente por residências exclusivas e experiências personalizadas, sinalizando um horizonte promissor para o mercado de luxo.
Essa ascensão é, em grande parte, atribuída às estratégias de segmentação de campanhas, juntamente com outras táticas de marketing essenciais para atrair investidores, compradores e parceiros para os negócios.
- Ambientes saudáveis, sustentáveis e ESG para todos
A crescente importância do ESG (Environmental, Social, and Governance) tem remodelado a abordagem no mercado imobiliário. A preocupação com ambientes saudáveis e sustentáveis, antes vista como exclusiva do mercado de luxo, agora ganha novos contornos, espalhando-se por todos os nichos do setor.
Propriedades acessíveis começam a incorporar recursos que ultrapassam o conforto pessoal, incluindo sistemas de filtragem de ar de última geração e práticas construtivas sustentáveis. Assim, o mercado imobiliário de 2024 se posiciona como um agente de transformação, não apenas atendendo aos desejos individuais, mas também adotando a responsabilidade coletiva de promover locais saudáveis e sustentáveis para todos.
- Experiências positivas como diferencial
A busca por experiências positivas em todas as etapas de negociação deve ser uma prioridade. Desde a pesquisa inicial até a conclusão da transação, os consumidores buscam interações customizadas, reforçando a importância da satisfação do cliente em todas as etapas do negócio.
Nesse sentido, o portal Date a Home, um MarketPlace imobiliário B2B2C, desenvolveu um verdadeiro ecossistema em que os principais protagonistas do mercado de alto padrão e luxo podem estabelecer parcerias e diálogos.
Ao contrário dos portais imobiliários convencionais e generalistas, que por duas décadas disponibilizaram sites estáticos, pouco atrativos e que não acompanham as alterações comportamentais oriundas do desenvolvimento das redes sociais, o Date a Home adotou um modelo de nicho, exclusivo do Alto Padrão e Luxo.
De maneira inédita, o marketplace promove colaborações do imobiliário e marcas de luxo junto aos anunciantes, possibilitando o patrocínio de anúncios, convertendo despesas em receitas e fortalecendo a sinergia entre públicos similares.
“No Date a Home, nossa visão concentra-se no crescimento do setor com base em inovações tecnológicas e conceptuais humanizadas, um B2B2C que se transforma num verdadeiro ecossistema e em que a inteligência artificial ajuda na comunicação e a obter leads de qualidade. Queremos ser mais do que um marketplace imobiliário; buscamos possibilitar conexões e parcerias prósperas no mercado de alto padrão e luxo, para benefício do consumidor deste segmento”, pontua o CEO João Abelha.
Fonte: Da Redação/Assessoria